Filipe Araújo toma posse como presidente da Associação “Porto, o Nosso Movimento”

| Porto
Porto Canal

Os novos órgãos sociais da associação cívica “Porto, o Nosso Movimento”, tomaram posse este sábado, na Casa São Roque, em Campanhã.

Filipe Araújo, atual Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, António Agostinho Guedes e José Rebouta são os rostos que venceram as eleições de novembro de 2022, assumindo, respetivamente, a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal.

Em declarações ao Porto Canal, Filipe Araújo afirmou que o movimento tem o objetivo de apoiar e dar continuidade às políticas do executivo municipal liderado por Rui Moreira.

Para o novo Presidente do movimento, desde 2013 que as apostas do executivo transformam a cidade do Porto “naquilo que ela é hoje, uma cidade cosmopolita, uma cidade dinâmica, e a associação quer obviamente secundar isso e continuar a ser um suporte político”, realçando que a singularidade do organismo que se pata por “ser um movimento aberto, sem amarras ideológicas, livre, onde todos tem lugar, e onde promovemos uma discussão aberta daquilo que é o presente e futuro da cidade, e é isso que queremos continuar a fazer”.

Quando questionado sobre a aproximação do final do mandato de Rui Moreira, e sobre a possibilidade do lugar à frente do movimento ser uma oportunidade para uma possível sucessão, Filipe Araújo considerou que tal é “extemporâneo”.

“Obviamente que haverá em 2025 uma postura de perceber aquilo que o movimento deseja para a cidade, como fez em 2013, quando nos apresentamos, um grupo de cidadão independentes, liderados pelo Dr. Rui Moreira, a uma eleição que acabamos por ganhar. E em 2025 obviamente também teremos uma proposta para a cidade porque queremos dar continuidade a estas políticas e a todo o capital político que temos e que sabemos que os portuenses nos reconhecem. Queremos dar corpo a esse capital, no sentido de desenvolvermos a nossa cidade”, acrescentou o vereador da Câmara do Porto que tutela o pelouro do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital.

Em novembro de 2022 o Porto Canal falou com o Vice-Presidente e fiel escudeiro de Rui Moreira, numa entrevista que poderá recuperar aqui.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.