Moreira e Montenegro sentam-se à mesa após rumores de candidatura às europeias

Moreira e Montenegro sentam-se à mesa após rumores de candidatura às europeias
Miguel Nogueira / Porto.
| Porto
Porto Canal

Rui Paulo Rodrigues, CEO do grupo SIMOLDES, promoveu no passado sábado um almoço que colocou à mesma mesa Rui Moreira e Luís Montenegro, num convívio que não é novo e que foi já batizado de “almoço da lampreia”.

Este encontro entre homens do norte é noticiado na edição desta quarta-feira do jornal Público, que avança com outros nomes de vários espetros políticos nacionais que também marcaram presença à mesa, bem como respeitados empresários da região.

Fernando Nogueira, Luís Marques Mendes, José Luís Arnaut, Hemínio Loureiro sentaram-se também com o autarca do Porto e o presidente do PSD, bem como o socialista e presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge.

José Lemos, Manuel Violas, António Amorim, Fernando Nunes e Carlos Rodrigues: economistas, empresários e gestores que fecharam o leque de convidados naquela que terá certamente sido uma mesa longa.

De acordo com o jornal Público, esta não foi a primeira vez que Rui Moreira e Luís Montenegro se terão encontrado na casa de Rui Paulo Rodrigues. Os acontecimentos e declarações dos últimos dias fazem com que este reencontro seja digno de nota.

Recorde-se que o governante portuense foi apontado como uma boa solução para liderar as listas do PSD às europeias de 2024, rumor que ganhou força após as declarações de Rui Moreira à Antena 1, dois dias antes do encontro esta quarta-feira revelado, quando questionado sobre uma eventual candidatura a Bruxelas.

“Admito sempre que amanhã podem tentar-me para alguma coisa. Até hoje nunca ninguém me tentou e não estou à espera de que me tentem, acho improvável que o façam. Agora, como qualquer outra pessoa, não podemos dizer hoje, se amanhã me propuserem aquilo, aceita ou não aceita”, afirmou o autarca quando questionado sobre um possível convite de Montenegro.

O aliciamento do partido social democrata não é, no entanto, novo. Luís Marques Mendes, na sua participação na Universidade de Verão do PSD em 2022, afirmou que “Rui Moreira é um quadro que o PSD deve aproveitar no futuro”, declarações que se somaram às notícias de uma aproximação a Rui Moreira imediatamente após a vitória de Montenegro contra Jorge Moreira da Silva.

Rui Moreira cumpre o seu terceiro e último mandato à frente da Câmara Municipal do Porto (2021-2025), estando as próximas eleições europeias apontadas para maio/junho de 2024.

+ notícias: Porto

CDU pede "dignidade" à Metro do Porto para moradores do bairro de Massarelos

A CDU do Porto pediu "dignidade" para os moradores do bairro de Massarelos que foram contactados pela Metro do Porto para saírem temporariamente das suas casas, devido à construção da ponte da Ferreirinha.

Bruno Teixeira é o último morador de um bairro esquecido das Fontainhas

Bruno Ferreira é o último morador do Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas. As casas foram adquiridas há dois anos pela Câmara do Porto, depois das graves inundações de 2023 e os moradores foram realojados. Bruno recusa-se a sair da casa que o viu crescer continua a sonhar com a reabilitação do bairro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.