Ponte Luiz I anti-sísmica? Obras preparam infraestrutura para resistir a sismos

Ponte Luiz I anti-sísmica? Obras preparam infraestrutura para resistir a sismos
| Porto
Porto Canal

Subiu para mais de 4 milhões de euros o custo da requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, entre Porto e Gaia. Tanto o atraso de meio ano, a obra está prevista ficar pronta a 31 de março, como o aumento de 29% face à despesa inicial justificam-se com o número de chapas em elevado estado de degradação. O imprevisto obrigou a comprar mais material e os preços subiram por causa da guerra na Ucrânia, atrasando as chegada das encomendas. Para a empreitada, são precisas 263 toneladas de aço, sendo que 79 serão só para o tabuleiro e 184 para peças.

A requalificação vai permitir duplicar a capacidade de carga rodoviária da travessia, mas não é o único fator positivo. A ponte estará finalmente preparada para sismos e ganha essa capacidade com a instalação de "uma espécie de mola" que "repõe a posição original" da travessia em caso de deslocação durante um tremor de terra de grande intensidade.

"São alterações de milímetros ou centímetros, em que a ponte pode ter de se deslocar no caso de um sismo de grande intensidade. A 'mola' amortece esse movimento, impede uma deslocação exagerada da ponte e recoloca-a na posição original", explica ao Jornal de Notícias Pedro Carvalho, diretor do centro operacional da Infraestruturas de Portugal (IP) no Grande Porto. Sobre os imprevistos, o engenheiro clarifica ainda que "houve necessidade de fazer reforços adicionais que não estavam previstos porque a solução de reabilitação passa por adicionar chapa à existente". Acrescenta que "neste tipo de obras, é normal encontrar sempre algumas situações não previstas".

A obra está prevista terminar no final de março de 2023 e a decisão de a travessia servir o elétrico cabe aos dois municípios. Esta requalificação servirá, para já, apenas o trânsito automóvel mas as câmaras do Porto e de Gaia já admitiram a intenção de tornar o tabuleiro pedonal.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.