Mural da Restauração no Porto. Já são conhecidos os artistas selecionados para a nova intervenção

Mural da Restauração no Porto. Já são conhecidos os artistas selecionados para a nova intervenção
| Porto
Porto Canal

Na edição deste ano, foram apresentadas 62 propostas de 59 artistas distintos, de diferentes nacionalidades, mas residentes em Portugal. Dos trabalhos apresentados, o júri, composto pelos artistas Hazul, Mariana Velhote e Dário Cannatà, selecionou os trabalhos de Marcelo Clap, Leonor Cunha e Matilde Cunha, Miguel Cabo, Nuno Sarmento, Francisco Dias, Água de Bica e Grau.

O Programa de Arte Urbana lançou, no início de outubro, uma nova convocatória para intervenções artísticas na Rua da Restauração, um mural coletivo com 70 metros de extensão. Os trabalhos escolhidos serão executados até 29 de novembro.

Os trabalhos escolhidos obedeceram, como habitualmente, à regra de utilização de uma paleta comum, de forma a criar uma homogeneidade visual no mural. Nesta edição, a cor escolhida foi o azul, tendo sido usadas várias tonalidades que ganharão vida nesta estrutura de grande escala.

A Ágora atribuirá 750 euros a cada intervenção para ajuda de custos à produção.

Dinamizado desde 2014 pela empresa municipal Ágora, o Programa de Arte Urbana do Porto contribui para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Música, videomapping e fogo de artifício marcam as primeiras horas do 25 de Abril no Porto

Na noite desta quarta-feira, milhares de portuenses quiseram celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974 no centro da cidade do Porto.

As comemorações do 25 de abril de 1974 no Porto. Confira os horários e locais

O centro da cidade do Porto vai comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.