Obras na Ponte Luiz I estão atrasadas. Prazo estende-se cerca de cinco meses para lá do previsto

Obras na Ponte Luiz I estão atrasadas. Prazo estende-se cerca de cinco meses para lá do previsto
| Porto
Porto Canal

Na origem deste atraso está a descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao que era inicialmente previsto. A informação foi avançada pelo Ministério das Infraestruturas e confirmada pelo Porto Canal junto do responsável de obra.

O tabuleiro inferior da Ponte Luiz I começou a ser reabilitado em outubro de 2021 e tinha um prazo de trabalhos de 12 meses.

O plano de execução de trabalhos foi alargado e o previsto é que as obras terminem só em março de 2023, cerca de cinco meses depois do prazo inicialmente apresentado.

Contactada pelo Porto Canal, a Infraestruturas de Portugal diz ainda que outro motivo dos atrasos da obra centra-se “no impacto temporal da dificuldade de fornecimento de aço, no contexto do conflito militar na Ucrânia, com repercussões nas respetivas cadeias de distribuição, que provocou a escassez de aço no mercado”.

Quanto à possibilidade de existirem custos adicionais, a IP explicou ao Porto Canal que “foi e será necessário adequar o valor e a data de conclusão da obra”. No início da reabilitação, o custo das obras estava orçado em 3,3 milhões de euros.

A entidade acrescenta ainda que na presente data está concluída a grande parte dos trabalhos na metade do tabuleiro do lado do Porto, sendo que a frente de obra decorre agora na metade do tabuleiro no lado de Vila Nova de Gaia.

O Porto Canal contactou também o Ministério das Infraestruturas, mas não obteve resposta.

Já no terreno um dos responsáveis de obra admite que poderá ser possível encontrar mais partes degradadas à medida que decorrem os trabalhos. Explicou ainda que, até ao momento, era permitido os veículos circularem na ponte até 30 toneladas, mas com a intervenção será possível até 60 toneladas, devido ao novo material que está a ser utilizado.

Nestes últimos meses o trânsito na Ponte Luiz I está interdito, estando apenas autorizada a circulação de peões, ainda que de forma condicionada.

A intervenção avançou com o objetivo de “reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos”, explicou as Infraestruturas de Portugal em comunicado, no ano passado.

A Ponte Luiz I foi construída no final do século XIX. O tabuleiro superior é dedicado exclusivamente à circulação do metro, enquanto que o inferior é destinado a automóveis e peões.

+ notícias: Porto

Reabilitação da Ponte da Arrábida vai custar 5,5 milhões de euros

A reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custará até 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal (IP), segundo um despacho esta quinta-feira publicado.

Funicular dos Guindais vai continuar encerrado

Desativado a 6 de novembro de 2023, para obras de manutenção que estariam concluídas no primeiro trimestre de 2024, o funicular dos Guindais ainda não tem data prevista para voltar a circular pela escarpa que lhe deu nome.

Nova fase das obras do 'metrobus' entre Boavista e Marechal arranca segunda-feira

A nova fase das obras do 'metrobus' do Porto entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa arranca na próxima segunda-feira, divulgou hoje a Metro do Porto.