Rua Alexandre Braga, junto ao Bolhão, vai ser destinada só a peões

| Porto
Porto Canal

A Rua de Alexandre Braga junto ao Mercado do Bolhão, no Porto, vai encerrar na próxima segunda-feira com o objetivo de reabrir, num espaço de dois meses, destinada apenas à circulação de peões. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' e confirmada pelo Porto Canal junto da autarquia, dá conta que a Rua Alexandre Braga será transformada "numa artéria idêntica à paralela Santa Catarina, com comércio diversificado, esplanadas e animação de rua".

O vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, explicou ao 'Jornal de Notícias' que a obra "é mínima" e consiste na transformação da "faixa de rodagem, colocando-a ao nível dos passeios". A calçada portuguesa será para manter, "mas o asfalto será retirado e no local colocado cubo de granito serrado igual ao que existe na Avenida dos Aliados", acrescentou Pedro Baganha.

Com a criação do túnel de acesso ao parque subterrâneo do mercado, os autocarros já não voltam a passar pela rua e, assim, esta fica com "apetência para ser mais calma, amiga do peão e do comércio", disse Pedro Baganha ao 'Jornal de Notícias'.

A Rua de Santa Catarina abriu o primeiro troço pedonal ainda na década de 70 e, atualmente, é a rua com maior tráfego pedonal, cerca de 4200 pessoas por hora. Esta afluência é explicada pela existência de comércio ativo, um facto que vem confirmar o ressurgimento do setor, nos últimos anos, no centro do Porto.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.