Rua Alexandre Braga, junto ao Bolhão, vai ser destinada só a peões

| Porto
Porto Canal

A Rua de Alexandre Braga junto ao Mercado do Bolhão, no Porto, vai encerrar na próxima segunda-feira com o objetivo de reabrir, num espaço de dois meses, destinada apenas à circulação de peões. A notícia avançada pelo 'Jornal de Notícias' e confirmada pelo Porto Canal junto da autarquia, dá conta que a Rua Alexandre Braga será transformada "numa artéria idêntica à paralela Santa Catarina, com comércio diversificado, esplanadas e animação de rua".

O vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, explicou ao 'Jornal de Notícias' que a obra "é mínima" e consiste na transformação da "faixa de rodagem, colocando-a ao nível dos passeios". A calçada portuguesa será para manter, "mas o asfalto será retirado e no local colocado cubo de granito serrado igual ao que existe na Avenida dos Aliados", acrescentou Pedro Baganha.

Com a criação do túnel de acesso ao parque subterrâneo do mercado, os autocarros já não voltam a passar pela rua e, assim, esta fica com "apetência para ser mais calma, amiga do peão e do comércio", disse Pedro Baganha ao 'Jornal de Notícias'.

A Rua de Santa Catarina abriu o primeiro troço pedonal ainda na década de 70 e, atualmente, é a rua com maior tráfego pedonal, cerca de 4200 pessoas por hora. Esta afluência é explicada pela existência de comércio ativo, um facto que vem confirmar o ressurgimento do setor, nos últimos anos, no centro do Porto.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.