Quatro anos depois, o Mercado do Bolhão está de volta

Quatro anos depois, o Mercado do Bolhão está de volta
| Porto
Porto Canal

O Mercado do Bolhão ganhou novamente vida esta quinta-feira. Com os comerciantes de volta à verdadeira casa e os compradores a manterem a tradição, foi assim que se iniciou esta nova etapa do mercado.

Coube a Rui Moreira a inauguração do espaço que foi alvo de obras complexas nos últimos quatro anos. Para o autarca, o reabrir das portas fica marcado pela “cumplicidade com os comerciantes”, até mesmo “com as pessoas mais céticas” que, apesar de desconfiadas no inicio, reconhecem, agora, que o objetivo foi cumprido. “Instalamos aqui um espaço permanente de interação com os comerciantes. No fundo, por um lado, para ganhar a sua confiança, mas também para perceber qual era o anseio deles, o que é que eles queriam.”

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal do Porto relembrou que a restauração, pretendida há mais de 40 anos, era essencial para fazer renascer o mercado. Para o autarca, o Bolhão “tem de ser capaz de concorrer com o que há de melhor, com os supermercados e com as grandes superfícies”.

O Mercado do Bolhão foi um investimento de grande valor para a cidade. A obra de restauro, inicialmente avaliada em 22 milhões de euros, teve um acréscimo de 15% . “Estamos a falar de 50 milhões de euros, 26 milhões para as obras e cerca de 24 para manter o que eu chamaria de património imaterial.”

Depois de quatro anos de obras, e 40 de espera por parte dos comerciantes, Rui Moreira admitiu estar contente com o resultado obtido e fez uma promessa: “tenho a certeza que vou continuar a vir cá”.

 

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.