Para Sempre, Bolhão. Uma reportagem Porto Canal

| Norte
Porto Canal

Há quatro anos que comerciantes e fregueses aguardam pela reabertura do Mercado do Bolhão. Renovado, o edifício aguarda pela azáfama de um mercado que vive de gente. A cor original do edifício, os azulejos, a ardósia do revestimento trazem de volta o passado. Agora, é para sempre.

Nem só de mercado de frescos se faz o Mercado do Bolhão. Com a reabilitação do espaço, nascem 10 espaços de restauração e um local para eventos temporários. O piso superior do edifício, antes ocupado por comerciantes, passa a ser destinado a eventos como demonstrações ou exibições temporárias. Quanto às acessibilidades, o mercado passa a ter ligação direta ao metro do Porto e uma nova ligação pedonal da Rua Alexandre Braga à Rua Sá da Bandeira. Para comerciantes, a obra inclui uma cave logística que irá facilitar o transporte de mercadorias ao interior do Bolhão. “Um dos elementos chave deste projeto foi o túnel de logística. Com apenas uma boca de entrada a partir de um outro edifício conseguiu-se fazer uma entrada para cargas e descargas no mercado, evitando mexer no espaço público”, explica o arquiteto Nuno Grande.

 

Veja o vídeo ou visite a reportagem multimédia e fique a saber tudo sobre o novo Mercado do Bolhão.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.