Infraestruturas de Portugal anuncia previsão do fim das obras na ponte Luiz I

Infraestruturas de Portugal anuncia previsão do fim das obras na ponte Luiz I
| Porto
Porto Canal / Agências

O anúncio do arranque da construção do 'metrobus' do Porto esta semana, prolongando-se até 2024, vai aumentar o número de obras na cidade, que deverá observar levantamentos às restrições no trânsito já durante este ano. O primeiro levantamento de restrições deverá dar-se com o fim das obras no tabuleiro inferior da ponte Luiz I, iniciadas em outubro de 2021 e com duração prevista inicialmente de um ano, prazo que derrapou.

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou esta segunda-feira à agência Lusa, conforme anteriormente anunciado, que as obras deverão terminar no final de março, reabrindo uma nova via de acesso ao centro da cidade.

Próxima à ponte Luiz I está a Rua Mouzinho da Silveira, também condicionada junto ao Largo de São Domingos devido à construção do novo túnel do rio da Vila, histórico curso subterrâneo de águas pluviais cujo desvio foi necessário para construir a futura estação de metro de São Bento/Liberdade.

O novo 'braço' do rio da Vila conectar-se-á no Largo de São Domingos ao canal existente vindo da Rua Mouzinho da Silveira em setembro, podendo aliviar a zona que atualmente está condicionada e recebe vários tipos de maquinaria pesada.

Já em junho, e de acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Público, poderão ser levantadas algumas restrições na zona da Praça da Liberdade e Rua dos Clérigos, apesar da conclusão da empreitada da Linha Rosa só estar prevista para final de 2024.

O mesmo deverá suceder na zona da Avenida de França que, segundo o diário, "poderá regressar à sua configuração de origem", já que atualmente está com o seu percurso desviado.

Além dos já mencionados, há ainda desvios e condicionamentos ao trânsito em zonas como São Bento, Praça da Liberdade e Jardim do Carregal, fazendo as obras da Linha Rosa notar-se também em localizações como a Praça da Galiza, Praça Gomes Teixeira, Rua de Miguel Bombarda ou no terminal rodoviário do Bom Sucesso.

Fora do Porto, mas também com impacto ao nível do acesso à cidade, está a empereitada da extensão da Linha Amarela em Vila Nova de Gaia, que obrigou ao fecho do túnel rodoviário de Santo Ovídio, por onde passavam 40 mil carros por dia, estando a sua reabertura estimada também para junho, segundo o Jornal de Notícias.

Este ano deverão ainda arrancar as obras da futura Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música), com maiores impactos em Vila Nova de Gaia mas também nas zonas portuenses de Massarelos e do Campo Alegre, devido à construção da nova ponte sobre o rio Douro.

+ notícias: Porto

Obras no jardim Teófilo Braga não avançam antes de julho

Afinal, as obras no Jardim Teófilo Braga, na Praça da República, só avançam depois do início do terceiro trimestre de 2024. O “refúgio da sueca” continua assim, aberto, pelo menos até julho, altura em que deverão arrancar as obras de requalificação do espaço.

Quatro meses depois, Gondomar publica horários da UNIR… com erros

A Câmara Municipal de Gondomar divulgou, na tarde desta segunda-feira, os horários atualizados da rede de autocarros da UNIR, numa publicação na rede social de Facebook. Contudo, após a partilha, foram detetados erros em alguns dos horários, onde por exemplo um autocarro passava duas vezes pelo mesmo local de paragem.

Homem fica preso em máquina no El Corte Inglês de Gaia

Um homem de 57 anos de idade sofreu ferimentos, na manhã desta terça-feira, na sequência de um acidente de trabalho no Centro de Distribuição do El Corte Inglês em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Crestuma.