Ponte Luiz I abre ao trânsito daqui a um mês. Trabalho de reabilitação praticamente concluído

Ponte Luiz I abre ao trânsito daqui a um mês. Trabalho de reabilitação praticamente concluído
Pedro Gabriel Soares / Porto Canal
| Norte
Porto Canal

É o fim à vista para as obras de reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I. A maior parte das vedações já foram levantadas e quase todos os tapumes e outras proteções do tabuleiro foram retiradas. Em resposta ao Porto Canal, as Infraestruturas de Portugal (IP) garantem final de março para a conclusão total dos trabalhos na ponte entre Porto e Vila Nova de Gaia.

A empreitada de reabilitação da Ponte Luiz I começou em outubro de 2021 e, inicialmente, tinha um prazo previsto de 12 meses. De acordo com informações anteriormente avançadas pelo Porto Canal, o plano de execução de trabalhos teve de ser alargado, atrasando seis meses a data de conclusão da obra.
O atraso deveu-se à descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao que seria expectável no material da ponte e aos constrangimentos no fornecimento de aço provocados pela guerra na Ucrânia.

Atualmente, a Ponte Luiz I tem praticamente todas as anomalias reparadas, com especial enfoque na corrosão superficial de elementos metálicos e a substituição de “rebites”, “chapas deformadas” e “substituição de juntas de dilatação”.

Foi também feito um “reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal”. Nesta fase dos trabalhos já só falta substituir o pavimento (laje) do tabuleiro inferior.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Com a intervenção, devido ao novo material e sistemas de reforço da resistência a sobrecargas rodoviárias, vai passar a ser permitida a circulação de veículos com peso bruto até 60 toneladas, o dobro da capacidade anterior. A IP espera ainda que as vibrações sentidas pela passagem de grandes grupos de peões durante a festa de S. João sejam consideravelmente diminuídos.

A IP adiantou ainda ao Porto Canal que foi feito um investimento de 4,2 milhões de euros para a reabilitação do tabuleiro inferior da ponte. Inicialmente, o custo das obras estava orçado em 3,3 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.