Divulgadas imagens das obras, ainda por concluir, na Ponte Luiz I

Divulgadas imagens das obras, ainda por concluir, na Ponte Luiz I
| Norte
Porto Canal

Considerada um dos símbolos da região norte, a Ponte Luiz I começou a ser reabilitada em outubro de 2021. O plano de execução de trabalhos, inicialmente com a duração de 12 meses, acabaria por ser alargado, ficando a conclusão das intervenções prevista para março de 2023, cinco meses depois do prazo inicialmente indicado.

Porto Canal

Na origem deste atraso estará a descoberta, no tabuleiro inferior, de elementos com “média a elevada corrosão” e em quantidade superior ao que era inicialmente previsto. A informação foi avançada pelo Ministério das Infraestruturas e confirmada pelo Porto Canal junto do responsável de obra, em Outubro deste ano.

Contactada pelo Porto Canal, a Infraestruturas de Portugal avançou, à época, que outro motivo dos atrasos da obra centrava-se “no impacto temporal da dificuldade de fornecimento de aço, no contexto do conflito militar na Ucrânia, com repercussões nas respetivas cadeias de distribuição, que provocou a escassez de aço no mercado”.

Porto Canal

Quanto à possibilidade de existirem custos adicionais, a IP explicou ao Porto Canal que “foi e será necessário adequar o valor e a data de conclusão da obra”. No início da reabilitação, o custo das obras estava orçado em 3,3 milhões de euros. A entidade acrescentou ainda que, à data, estava já concluída a grande parte dos trabalhos na metade do tabuleiro do lado do Porto, sendo que a frente de obra decorria naquele momento na metade do tabuleiro no lado de Vila Nova de Gaia.

Nestes últimos meses o trânsito na Ponte Luiz I está interdito, estando apenas autorizada a circulação de peões, ainda que de forma condicionada. A intervenção avançou com o objetivo de “reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos”, explicou as Infraestruturas de Portugal em comunicado, no ano passado.

O Porto Canal visitou, em Outubro, as obras na Ponte Luiz I. Desde então, pouco parece ter mudado.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.