Ponte Luiz I reabre ao trânsito esta sexta-feira… mas os trabalhos ainda não estão concluídos

| Porto
Maria Leonor Coelho

Um ano e meio depois, a Ponte Luiz I reabre ao trânsito esta sexta-feira, pelas 10h00. No entanto, a menos de 24 horas do regresso da circulação rodoviária, ainda se ouvem as máquinas a trabalhar.

Durante a tarde desta quinta-feira, as vozes dos turistas que circulavam no tabuleiro inferior da travessia eram abafadas pelo ruído fervoroso das obras. Os trabalhadores rematavam os últimos pormenores.

Vive-se uma verdadeira correria contra o tempo, na tentativa de concluir as intervenções até ao final do dia, cumprindo o prazo estabelecido.

“Neste momento, estamos a fazer os trabalhos finais, falta apenas a sinalização horizontal e a colocação de antigas luminárias, que eram feitas a gás e que nós adaptamos para a nova iluminação”, revela Valter Barbosa, engenheiro da Infraestruturas de Portugal (IP) ao Porto Canal.

O dia ainda ia longo para os funcionários da IP. Valter Barbosa apontou o término dos trabalhos para a meia-noite.

A essa hora, a ponte já estará operacional, contudo o trânsito só será permitido a partir das 10h00.

As novidades na ponte

Durante a intervenção, foram reparadas anomalias relacionadas com corrosão superficial de elementos metálicos. Os rebites foram substituídos, as chapas deformadas foram retificadas, as vigas foram reforçadas e o piso foi substituído.

Com o reforço da estrutura metálica, o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I passa a permitir a circulação de veículos até 60 toneladas, o dobro do peso admitido anteriormente.

Além disso, foi instalado um aparelho oleodinâmico na laje de transição do lado de Gaia, que permite a resistência da ponte em caso de sismo.

Para a reabilitação do tabuleiro inferior da ponte, foi feito um investimento de 4,2 milhões de euros, 900 mil euros mais caro do que estava inicialmente previsto, segundo adiantou fonte da IP ao Porto Canal.

Pedras no caminho

Inicialmente, a conclusão da empreitada estava prevista para outubro de 2022, mas devido à descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao que seria expectável e aos constrangimentos no fornecimento de aço provocados pela guerra na Ucrânia, as obras atrasaram.

Valter Barbosa garante que houve mais uma pedra no caminho. Foi difícil “conjugar as obras com o trânsito pedonal”, confessa.

Foi, portanto, anunciada uma nova data. A 31 de março de 2023, os tapumes deveriam ter sido retirados, mas o prazo não foi, novamente, cumprido.

Fonte da IP avançou ao Porto Canal que as condições meteorológicas atrasaram os trabalhos de pintura, pelo que teve de ser imposto um novo prazo, 14 de abril.

Esta sexta-feira, depois de estarem reunidas todas as condições, a ligação entre as cidades do Porto e de Gaia pode voltar a ser feita através da Ponte Luiz I.

Notícia editada por Joana Almeida Carvalho

 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).