Ponte Luiz I já reabriu e surpreendeu os condutores. Circulação apenas permitida a transporte público, velocípedes e táxis

| Porto
Porto Canal

O tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, já reabriu ao trânsito esta sexta-feira pelas 10h, cerca de um ano e meio depois de ter fechado para obras de reabilitação.

Para além dos peões, o tabuleiro é, a partir de agora, apenas utilizado por transporte público e velocípedes. É ainda permitida a circulação a táxis, estando a passagem interdita a transportes turísticos, hop-on hop-off e TVDE. Um cenário que está a causar estranheza entre os condutores, uma vez que o anunciado era que a reabertura iria decorrer sem qualquer constrangimento. 

Porto Canal

"Esta intervenção teve como objetivo a reabilitação e reforço do referido tabuleiro, tendo-se reparado um conjunto de anomalias identificadas e outras que foram sendo conhecidas, no âmbito dos trabalhos de decapagem geral da pintura e corrosão existentes", segundo a autarquia portuense.

Porto Canal

O executivo liderado por Rui Moreira acrescenta que "para além da reparação das anomalias referidas, a maioria das quais relacionada com corrosão superficial de elementos metálicos, foi necessária proceder à substituição pontual de rebites, retificação de chapas deformadas, manutenção dos aparelhos de apoio, substituição das juntas de dilatação, reparação das portas de acesso aos encontros e reabilitação dos serviços afetados".

A empreitada em causa permite assim permite "eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos com peso bruto inferior a 60 toneladas".

Para a reabilitação do tabuleiro inferior da ponte, foi feito um investimento de 4,2 milhões de euros, 900 mil euros mais caro do valor inicialmente previsto, segundo adiantou fonte da IP ao Porto Canal.

Numa primeira instância, a conclusão da empreitada estava prevista para outubro de 2022, mas devido à descoberta de elementos com “média a elevada corrosão” em quantidade superior ao que seria expectável e aos constrangimentos no fornecimento de aço provocados pela guerra na Ucrânia, as obras atrasaram.

Esta sexta-feira, depois de estarem reunidas todas as condições, a ligação entre as cidades do Porto e de Gaia pode voltar a ser feita através da Ponte Luiz I.

+ notícias: Porto

AMP e STCP perdem capital detido na Metro do Porto e abrem porta a fundos comunitários

A perda pela Área Metropolitana do Porto e pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto de praticamente 50% do capital detido na Metro do Porto abre a porta a fundos comunitários, disse esta sexta-feira o presidente da Câmara de Gondomar.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.