PM quer "fazer tudo" para limitar perdas de contribuintes com Banif mas reconhece quadro "ultra limitado"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 dez (Lusa) - O primeiro-ministro reconheceu hoje o "quadro ultra limitado" do Governo para enfrentar o problema no Banif mas garantiu que vai "fazer tudo junto das instituições europeias" para assegurar que a perda para os contribuintes "seja a menor possível".

Em debate quinzenal no parlamento, António Costa, respondendo a uma pergunta da porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, lembrou que o Banif "está neste momento num processo de alienação e só nos termos da avaliação das propostas" se poderá saber "qual o impacto que o processo terá relativamente às contas públicas".

Contudo, o governante ressalvou: "Neste momento, e relativamente aos depositantes do Banif, independentemente do montante, ninguém tem razões para ter intranquilidade".

Já sobre os contribuintes portugueses, essa garantia não pode ser dada, reconheceu António Costa.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.