Porto é o destino turístico preferido dos portugueses em 2024

Porto é o destino turístico preferido dos portugueses em 2024
| Porto
Porto Canal

No mais recente estudo da plataforma online 'Preply', a cidade do Porto arrecadou os títulos nacionais de melhor gastronomia, hospitalidade, infraestruturas e atrações turísticas. O Porto, eleito “Melhor Destino de Cidade do Mundo” pela World Travel Awards em 2022, revelou-se um “destino de sonho” para 37% dos portugueses entrevistados.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Quais os seus maiores planos de viagem para o ano de 2024?” foi uma das principais perguntas feitas pela plataforma a centenas de portugueses de todo o país. Visitar o Porto é uma das primeiras escolhas para quatro em cada dez entrevistados.

No top 10 de destinos mais populares entre os portugueses para o ano de 2024, seis são no norte do país.

A cidade do Porto levou o primeiro lugar “para casa” com 37% dos votos. Logo a seguir encontra-se Aveiro com 29%, com Lisboa, Faro e Braga a terem a mesma percentagem: 27,2%.

Viana do Castelo ocupa o sexto lugar da tabela com 24,8%, enquanto que Évora e Coimbra empataram com 21,4% dos votos. Bragança arrecadou 20,2% e Vila Real ficou no último lugar com 19,6% de portugueses a votar nesta cidade.

O Porto ganhou com maioria absoluta (53%) o título de melhores anfitriões nacionais, não fosse uma das principais características dos portuenses, a forma calorosa e acolhedora de que são conhecidos ao receberem os turistas de todos os cantos do mundo. A famosa francesinha e as tripas à moda do Porto fazem da gastronomia um cartão de visita que leva 58% dos portugueses a quererem passar uns dias na cidade.

+ notícias: Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte mudou com o Porto

O antigo quarteirão da Casa Forte, no coração do Porto, ganhou o nome da loja da esquina voltada ao Mercado do Bolhão. A emblemática empresa da cidade viria a encerrar em 2004, paradoxalmente o ano da criação da Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana, que lançou as bases da nova vida do quarteirão. Entre projetos, demolições e mudança de promotores imobiliários, só ao fim de quase 20 anos é que o espaço da cidade vai voltar a receber moradores. Numa viagem pela história, que resposta dá à cidade o novo Quarteirão da extinta Casa Forte?

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.