Melhor filme de Turismo do Mundo é do Turismo do Porto e Norte. "É uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal"

Melhor filme de Turismo do Mundo é do Turismo do Porto e Norte. "É uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal"
| Porto
Porto Canal

Pela primeira vez o prémio vem para Portugal e o responsável é o filme promocional “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”. A película para o segmento de ‘Meeting & Industry’ é do Turismo do Porto e Norte e conseguiu o prémio ‘World’s Best toursim Film’ na categoria ‘Tourism Products’. Estes prémios são promovidos pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT). Em comunicado, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins diz que “é uma honra vencermos um prémio que nunca tinha sido conquistado por Portugal”.

O filme conseguiu a melhor pontuação em todas as categorias a concurso e arrecadou este prémio ao ficar em primeiro no ranking devido aos pontos conquistados na sequência dos prémios recebidos nos 10 festivais que compõem o circuito mundial do CIFFT.

A cerimónia da 34.ª edição dos World’s Tourism Film Awards aconteceu esta quinta-feira, em Valencia (Espanha). Luís Pedro Martins esteve presente no evento para receber o prémio, salienta que “esta vitória é mais um incentivo para todos os parceiros do Porto e Norte, que após dois duros anos, com o seu esforço, permitiram o regresso fulminante do setor a valores pré-pandemia”.

O presidente do Turismo do Porto e Norte destacou ainda, através do comunicado, que houve este ano vários eventos que trouxeram à região mais de 32 mil pessoas. Luís Pedro Martins realçou ainda que tem havido uma aposta na promoção nos mercados externos. "Só entre janeiro e setembro, já ultrapassámos o número de hóspedes de 2019, em 2,4%. E mesmo em termos de dormidas, tendo em conta que nos primeiros três meses de 2022 o número de turistas no país ainda era muito reduzido, devido às restrições impostas pela pandemia, os dados são muito animadores: “Comparando o acumulado entre janeiro e setembro, estamos também à frente de 2019, com mais 6,1% de dormidas.””

“The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”
O filme tem três minutos e começa o relógio da Torre dos Clérigos e apesar de se passar no Porto, a estrela principal é Ofelia de Souza, apresentada como organizadora de eventos e epicurista. Ao longo do vídeo a personagem percorre a cidade do Porto e são mostradas várias localizações turísticas do Norte, enquanto vai dando dicas para os viajantes.

É possível também ver Ofelia a beber um cálice de vinho do Porto nas caves e uma referência ao filme ‘Titanic’ onde Ofelia não é pintada como uma mulher francesa, mas aparece, tal como a atriz Kate Winslet, deitada enquanto diz “Pinta-me como uma das tuas mulheres portuguesas”, numa tradução literal. Mas ao contrário de Kate Winslet, Ofelia não aparece com um colar com um diamante azul em forma de coração, mas sim com um colar com um coração de Viana.

O estádio do Dragão é também destacado neste filme promocional do Turismo do Porto e Norte, como um dos vários palcos na cidade e na região para qualquer tipo de evento, a par dos socalcos do vinho do Douro, ou salas de espetáculos.

No setor da alimentação a francesinha foi também um prato em destaque, sem esquecer os bolinhos de bacalhau, as ameijoas à Bolhão Pato ou os enchidos.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.