STCP vão ter 48 novos autocarros elétricos

STCP vão ter 48 novos autocarros elétricos
Miguel Nogueira | CM Porto
| Porto
Porto Canal

Rui Moreira anunciou esta segunda-feira que os STCP vão contar com 48 novos autocarros elétricos para circulação na cidade do Porto.

“Vão entrar em circulação mais 48 autocarros elétricos. Nós já só vamos comprar autocarros elétricos”.

No início de 2023, a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, tinha anunciado a adjudicação do fornecimento de autocarros 100% elétricos, num valor de 19,6 milhões de euros.

Na altura, a empresa indicou que 48 novas viaturas iam começar a ser entregues em setembro de 2023. Estas iam permitir aos STCP contarem assim com uma frota de 68 veículos 100% livre de emissões.

O concurso público internacional, ganho pela representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus), contemplava também a aquisição de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos, a ser instalada na Estação de Recolha da Via Norte.

O financiamento deste concurso foi feito parcialmente com recurso ao programa Descarbonização dos Transportes Públicos do PRR, num valor de 8,4 milhões de euros.

Já em novembro de 2023, a STCP anunciou o lançamento de um novo concurso público internacional para a aquisição de 20 novos autocarros também 100% elétricos. O investimento é de 8,6 milhões de euros, com um prazo de execução de quatro meses.

No âmbito da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal do Porto com o tema da mobilidade na cidade do Porto, convocada pela CDU, o presidente da autarquia falou dos resultados de 2023 da STCP.

Admitindo que o número de passageiros nos autocarros da empresa ainda não chegou ao nível pré-pandémico, Rui Moreira está convicto que os “STCP estão a fazer a sua transformação”.

Apesar da diminuição da procura, que o presidente atribuiu às obras do metro do Porto no centro da cidade, comparando com os números de 2019, o autarca revelou que o resultado líquido da empresa em 2023 foi de cinco milhões e 283 mil euros.

“Para os que anunciaram que os STCP iam ser uma tragédia para os cofres do município, compreenderão que apesar de tudo estamos a conseguir manter os STCP a flutuar”, atirou Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Futuro das Avenidas Atlânticas “congelado” até que obras do Porto terminem

Ao que tudo indica o plano para as Avenidas Atlânticas vai ter de esperar que as restantes obras de mobilidade que avançam na cidade sejam terminadas. Apesar de se tratar de “uma questão de baldes de tinta”, as obras de organização daquelas vias não avançará até que seja ultimado o metrobus e a Avenida Nun’Álvares, entre a Foz do Douro e Nevogilde, informou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Trânsito retomado na Nacional 14 após despiste de camião no Castêlo da Maia

Uma pessoa sofreu ferimentos considerados ligeiros, ao início da manhã desta sexta-feira, na sequência de um despiste de um veículo pesado de mercadorias, que transportava ferro, na Estrada Nacional 14 em Castelo da Maia, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Funcionários de tribunais da comarca do Porto proibidos de aquecer refeições

A administração dos tribunais da comarca do Porto enviou, esta terça-feira, “orientações”que impedem os funcionários judiciais de “tomar refeições” no edifício.