STCP adjudica à Zhongtong fornecimento de 48 autocarros elétricos

STCP adjudica à Zhongtong fornecimento de 48 autocarros elétricos
Porto.
| Porto
Porto Canal / Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) adjudicou à empresa chinesa Zhongtong Bus o fornecimento de 48 autocarros elétricos e de uma estação de carregamento, num contrato de 19,3 milhões de euros, foi esta terça-feira anunciado.

De acordo com um comunicado de imprensa esta terça-feira divulgado pela STCP, a empresa "informa que a adjudicação foi feita à proposta apresentada pelo concorrente EF - Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica, Lda., representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus)".

Em causa está o concurso público internacional "lançado em 26 de setembro para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos".

"O valor global do contrato adjudicado é de 19.260.000,00 euros e diz respeito a 48 viaturas 100% elétricas da marca Zhongtong Bus e à instalação da estação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte", detalha o comunicado.

Segundo a empresa liderada por Cristina Pimentel, "a instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para finais de agosto e a entrega das novas viaturas (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 370 km) irá ocorrer, faseadamente, entre setembro e novembro de 2023".

"Com a aquisição destes novos autocarros elétricos, a STCP verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68", refere o comunicado, substituindo "24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 viaturas energeticamente limpas".

Em termos ambientais, o comunicado detalha que a passagem de 20 para 68 veículos elétricos na frota da STCP "se traduz numa redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono) de cerca de 4.000 ton/ano (toneladas por ano)".

"A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio", pode ler-se no comunicado.

O concurso público que resultou na adjudicação esta terça-feira divulgada "está associado a um investimento de cerca de 20 milhões de euros parcialmente financiado", em 8,4 milhões de euros, pela componente de Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Porto

Rui Moreira e Carlos Meodas "em sintonia total" pedem reforço de efetivos na Polícia Municipal e na PSP

Os presidentes da Câmara do Porto e de Lisboa defenderam esa segunda-feira a necessidade de o efetivo da Polícia Municipal e da PSP ser reforçado nas duas cidades, onde dizem ter existido um decréscimo da sua visibilidade.

Câmara do Porto desembolsa cerca de meio milhão de euros para requalificar Rua de Ramalde do Meio

O programa municipal Rua Direita avançou, esta segunda-feira, com a reabilitação da Rua de Ramalde do Meio, com valor de investimento de 495 mil euros.

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.