STCP vão ter 48 novos autocarros elétricos

STCP vão ter 48 novos autocarros elétricos
Miguel Nogueira | CM Porto
| Porto
Porto Canal

Rui Moreira anunciou esta segunda-feira que os STCP vão contar com 48 novos autocarros elétricos para circulação na cidade do Porto.

“Vão entrar em circulação mais 48 autocarros elétricos. Nós já só vamos comprar autocarros elétricos”.

No início de 2023, a STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, tinha anunciado a adjudicação do fornecimento de autocarros 100% elétricos, num valor de 19,6 milhões de euros.

Na altura, a empresa indicou que 48 novas viaturas iam começar a ser entregues em setembro de 2023. Estas iam permitir aos STCP contarem assim com uma frota de 68 veículos 100% livre de emissões.

O concurso público internacional, ganho pela representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus), contemplava também a aquisição de uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos, a ser instalada na Estação de Recolha da Via Norte.

O financiamento deste concurso foi feito parcialmente com recurso ao programa Descarbonização dos Transportes Públicos do PRR, num valor de 8,4 milhões de euros.

Já em novembro de 2023, a STCP anunciou o lançamento de um novo concurso público internacional para a aquisição de 20 novos autocarros também 100% elétricos. O investimento é de 8,6 milhões de euros, com um prazo de execução de quatro meses.

No âmbito da Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal do Porto com o tema da mobilidade na cidade do Porto, convocada pela CDU, o presidente da autarquia falou dos resultados de 2023 da STCP.

Admitindo que o número de passageiros nos autocarros da empresa ainda não chegou ao nível pré-pandémico, Rui Moreira está convicto que os “STCP estão a fazer a sua transformação”.

Apesar da diminuição da procura, que o presidente atribuiu às obras do metro do Porto no centro da cidade, comparando com os números de 2019, o autarca revelou que o resultado líquido da empresa em 2023 foi de cinco milhões e 283 mil euros.

“Para os que anunciaram que os STCP iam ser uma tragédia para os cofres do município, compreenderão que apesar de tudo estamos a conseguir manter os STCP a flutuar”, atirou Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).