STCP lança concurso de 20 milhões de euros para aquisição de 48 autocarros elétricos

STCP lança concurso de 20 milhões de euros para aquisição de 48 autocarros elétricos
| Porto
Porto Canal / Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público, no valor de 20 milhões de euros, para aquisição de 48 autocarros elétricos e fornecimento de equipamentos de carregamento, segundo o anúncio esta segunda-feira publicado em Diário da República.

De acordo com o anúncio, a STCP pretende adquirir 48 autocarros ‘standard’, com cerca de 12 metros de comprimento, de propulsão elétrica autónoma, para transporte urbano de passageiros (categoria M3 classe I).

A segunda componente deste concurso público internacional visa a instalação de uma estação de carregamento elétrica.

O valor base do procedimento é superior a 20 milhões de euros, sendo o prazo de execução do contrato de três meses.

Os interessados têm, a partir de hoje, 38 dias para enviar propostas.

A STCP transportou 51 milhões de passageiros em 2021, um aumento de 3,6% face aos 49,2 milhões transportados em 2020, segundo dados a que a Lusa teve acesso em 17 de fevereiro.

O capital e participações sociais da STCP foram transferidos, em 2021, do Estado para os municípios do Porto (53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%).

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

O 25 de Abril de 1974 também se fez no Porto

O 25 de abril de 1974 começou, para a grande maioria dos portuenses, como um dia normal. Mas rapidamente se percebeu que de normal teria pouco. À medida que as notícias começavam a chegar da Revolução que se fazia na capital, o Porto saiu à rua.

Greve dos controladores em França cancela dezenas de voos no aeroporto do Porto

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França levou esta quinta-feira ao cancelamento de quase 90 voos de diversas companhias aéreas nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo os dados disponíveis nos respetivos ‘sites’.