STCP investe sete milhões de euros na requalificação da estação de recolha de Francos

STCP investe sete milhões de euros na requalificação da estação de recolha de Francos
| Porto
Porto Canal/Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai investir sete milhões de euros na requalificação da estação de recolha de Francos, que data dos anos 70, "carecendo de obras de manutenção e requalificação", confirmou esta quarta-feira a empresa.

Na segunda-feira, foi publicado um anúncio em Diário da República (DR) referente à empreitada, no montante de sete milhões de euros.

Segundo uma resposta da empresa enviada hoje à Lusa, "a construção da Estação de Recolha de Francos data dos anos 70 do século passado, carecendo de obras de manutenção e requalificação".

A empreitada visa a "substituição do revestimento das coberturas e reforço estrutural", a "remodelação geral das instalações elétricas", a "alteração das instalações para adaptar as oficinas de manutenção à nova frota de autocarros elétricos", a "reparação de betão aparente das fachadas", a "melhoria da Segurança e das condições de trabalho" e da "eficiência energética das instalações".

"O prazo previsto para a execução da empreitada é de 16 meses", refere a STCP, explicando que a estação de Francos "está implantada numa área de 69.422 m2 e serve não só para a recolha/ aparcamento de autocarros e abastecimento dos mesmos (diesel, gás natural ou elétricos), mas dispõe igualmente de áreas oficinais, administrativas e sociais".

Segundo a transportadora, a estação de recolha de Francos tem capacidade para aparcamento de cerca de 240 autocarros (standard, dois pisos e articulados).

A STCP esclareceu ainda que o investimento nada tem a ver com o projeto do 'metrobus', a cargo da Metro do Porto mas que utilizará autocarros a hidrogénio e será operado pela empresa rodoviária.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.