Autarca de Gaia nega desentendimentos na gestão dos STCP

| Norte
Porto Canal

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nega que existam desentendimentos entre os autarcas dos seis municípios que gerem os STCP. 

A reação surge depois da notícia do Porto Canal que revelou que Rui Moreira abandonou o último encontro da Unidade Técnica de Coordenação dos STCP, na sequência da ausência da maioria dos colegas autarcas. 

Para Eduardo Vítor Rodriges, "do ponto de vista dos riscos financeiros" os municípios tem razões para estarem preocupados, mas no que diz respeito "à coesão entre autarquias, não há nenhuma razão para niguém se sentir sozinho". 

"Aquilo que provavelmente temos de fazer é afinar um pouco mais as agulhas com a administração da STCP para garantir que as reuniões são marcadas em momentos de disponibilidade dos autarcas", afirmou o responsável pelo município de Gaia em declarações ao Porto Canal. 

A reunião em causa, que deveria ter acontecido na semana passada, acabou por não se realizar. O motivo: a falta do quórum para arrancar com o encontro, que ia decorrer no edifício da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira ainda terá estado na sala D. Maria II, mas, quando chegou, o cenário não era o que esperava. O independente era o único autarca presente no encontro. Os restantes municípios que já tinham chegado estavam representados por técnicos das respetivas câmaras. 

Rui Moreira não terá gostado da atitude das outras cinco autarquias que integram a gestão intermunicipal dos STCP e terá abandonado a sala. Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, acabaria por chegar mais tarde já a reunião tinha sido suspensa por falta de quórum.

Impacto dos custos da energia em cima da mesa

O Porto Canal sabe ainda que Rui Moreira chegou a colocar em cima da mesa o tema do aumento dos custos da energia e o impacto na empresa; proposta que mereceu a oposição dos presentes, por não fazer parte da ordem de trabalhos da reunião. Os STCP têm, nesta altura, dezenas de autocarros movidos a gás natural, um dos combustíveis cujo preço tem vindo a escalar nos últimos meses.

Perante o sucedido, fonte próxima de Rui Moreira lamenta o afastamento dos restantes autarcas da gestão dos STCP. A municipalização da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto é “um dos grandes sucessos da descentralização”, adianta ao Porto Canal fonte da autarquia, e o desinteresse pela sua gestão pode significar “o fim do sistema metropolitano.”

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.