STCP adjudica à Zhongtong fornecimento de 48 autocarros elétricos

STCP adjudica à Zhongtong fornecimento de 48 autocarros elétricos
Porto.
| Porto
Porto Canal / Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) adjudicou à empresa chinesa Zhongtong Bus o fornecimento de 48 autocarros elétricos e de uma estação de carregamento, num contrato de 19,3 milhões de euros, foi esta terça-feira anunciado.

De acordo com um comunicado de imprensa esta terça-feira divulgado pela STCP, a empresa "informa que a adjudicação foi feita à proposta apresentada pelo concorrente EF - Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica, Lda., representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus)".

Em causa está o concurso público internacional "lançado em 26 de setembro para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos".

"O valor global do contrato adjudicado é de 19.260.000,00 euros e diz respeito a 48 viaturas 100% elétricas da marca Zhongtong Bus e à instalação da estação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte", detalha o comunicado.

Segundo a empresa liderada por Cristina Pimentel, "a instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para finais de agosto e a entrega das novas viaturas (tipologia standard de 12 metros e com autonomia de cerca de 370 km) irá ocorrer, faseadamente, entre setembro e novembro de 2023".

"Com a aquisição destes novos autocarros elétricos, a STCP verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68", refere o comunicado, substituindo "24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 viaturas energeticamente limpas".

Em termos ambientais, o comunicado detalha que a passagem de 20 para 68 veículos elétricos na frota da STCP "se traduz numa redução de emissões de CO2 (dióxido de carbono) de cerca de 4.000 ton/ano (toneladas por ano)".

"A ZT Bus está entre os cinco maiores fabricantes mundiais de autocarros, o segundo maior no que diz respeito à produção de autocarros elétricos e o primeiro relativamente a autocarros movidos a hidrogénio", pode ler-se no comunicado.

O concurso público que resultou na adjudicação esta terça-feira divulgada "está associado a um investimento de cerca de 20 milhões de euros parcialmente financiado", em 8,4 milhões de euros, pela componente de Descarbonização dos Transportes Públicos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).