Metro do Porto lança novo concurso para aquisição de veículos para a Linha Rubi até ao final do ano

Metro do Porto lança novo concurso para aquisição de veículos para a Linha Rubi até ao final do ano
Foto: Pedro Gabriel Soares | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

A Metro do Porto irá lançar um "novo concurso para aquisição de veículos para a Linha Rubi, até ao final do ano", avançou fonte da empresa ao Porto Canal.

A nova Linha Rubi, que vai ligar a Casa da Música a Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, vai ser a primeira da rede da Metro do Porto a permitir composições sem condutor. Irá integrar o sistema CBTC (Communications-Based Train Control), que “abre a possibilidade de, no futuro, a linha poder ter operação automática”, referia fonte da empresa ao Negócios a 10 de agosto.

Para a concretização da nova linha de metro será construída uma nova travessia sobre o Douro, a Ponte Ferreirinha, que contempla um financiamento de 370 milhões de euros, o maior do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Porto Canal

A Linha Rubi vai ser a segunda ligação de metro entre o Porto e Gaia e promete captar até 12 milhões de validações por ano, quase alcançando as registadas na Linha Amarela, que liga o Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio em Gaia.

Dados da operação do primeiro trimestre de 2023 revelavam em abril que este foi o melhor trimestre em termos de validações. Até agora, o melhor ano tinha sido o de 2019, mas o primeiro trimestre deste ano já está a superar os valores que, na altura, registaram as 71,4 milhões de validações.

Com a abertura do novo concurso, até ao final do ano, as novas composições para a operação da Linha Rubi vão juntar-se às 18 que estão atualmente em testes e que vão fazer o reforço da operação do metro do Porto, com foco para a Linha Amarela, como noticiou esta terça-feira o Porto Canal.

As composições CT devem entrar em funcionamento “em finais de setembro ou início de outubro”, aquando da entrada em vigor do horário de inverno, apesar de inicialmente estar previsto o início para agosto.

A construção da nova linha vai levar à demolição de casas dentro da Zona Especial de Proteção da Escola Primária do Cedro, em Gaia, confirma o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução da Linha Rubi do Metro do Porto.

O investimento total na obra é de 435 milhões de euros e as obras devem arrancar ainda este ano.

Com a construção da da Linha Rubi, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmava a 22 de agosto, que quer replicar o modelo de corredores BUS de alta capacidade da Estrada Nacional 222, que apelida de 'metrobus', noutros eixos do município, aproveitando a nova linha do metro.

+ notícias: Porto

António Costa no Porto este sábado para se juntar à campanha do PS

O primeiro-ministro ainda em funções, António Costa, irá participar pela primeira vez na campanha eleitoral do Partido Socialista. O demissionário juntar-se-á a Pedro Nuno Santos para uma ação de campanha num comício no Porto que está previsto para as 18h30 deste sábado.

Porto é um dos distritos mais afetados pelas burlas 

Portugal registou um aumento de 21.548 crimes de burlas face ao ano passado, informou, este sábado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado enviado às redações.

Metro do Porto reforça operação em dia de Clássico no Dragão

A Metro do Porto anunciou, este sábado, numa publicação na rede social X, o reforço da operação da rede de transporte no final de tarde de domingo, devido ao jogo entre o FC Porto e o Benfica, a contar para a 24.ª jornada da Liga.