Metro do Porto reforça Linha Amarela com novos veículos

Metro do Porto reforça Linha Amarela com novos veículos
| Porto
Porto Canal

As novas composições CT vão fazer o reforço da operação do metro do Porto, com foco para a Linha Amarela, avança fonte da empresa ao Porto Canal. A entrada em circulação deve acontecer "em finais de setembro ou início de outubro”, aquando da entrada em vigor do horário de inverno.

Com a entrada em circulação das 18 novas composições, que atingem os 80km/h, a Linha Amarela, entre o Hospital de São João e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, será a mais reforçada com a circulação de “12 veículos por hora em cada sentido, em hora de ponta”, afirma fonte da Metro do Porto. Em feveiro deste ano, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, afirmava que as novas composições iriam circular em todas as linhas.

Com a circulação de 12 veículos por hora podem ser esperadas composições a cada cinco minutos em cada sentido durante a hora de ponta.

A extensão da Linha Amarela, de Santo Ovídio até Vila D’Este, está em curso, com as previsões de conclusão a apontar para o final deste ano, altura em que o reforço será superior. Está prevista a circulação de “16 veículos” em cada sentido durante a hora de ponta.

A entrada em circulação das novas composições estava prevista para este mês, mas, de acordo com fonte da Metro do Porto, tal só deverá acontecer “em finais de setembro ou início de outubro”, aquando da entrada em vigor do horário de inverno.

A primeira composição CT da Metro do Porto entrou em testes em janeiro deste ano. Nesta fase estão em curso os testes de circulação, não tendo sido registados problemas relevantes, afirma fonte da empresa.

Estas novas composições precisam ainda de ser homologadas. O processo está em curso, já que só pode ser efetuado no final do período de testes. 

As composições CT, com capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 sentados, foram compradas à empresa chinesa China Railway Rolling Stock Corp. Os novos veículos “representam um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental”, refere a empresa. O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, afirmava, em dezembro de 2022, que as 18 novas composições trazem "um reforço importante à frota do Metro, que passará das atuais 102 para 120 composições".

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).