Futura linha Rubi do metro do Porto pode vir a não ter condutor

Futura linha Rubi do metro do Porto pode vir a não ter condutor
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Chega esta quinta-feira ao fim a entrega das propostas para a construção da linha Rubi da Metro do Porto, que vai ligar a Casa da Música a Santo Ouvídio, em Vila Nova de Gaia.

A empresa espera que as obras fiquem concluídas em 2026 e que arranquem ainda este ano.

A linha Rubi será a primeira da rede da Metro do Porto com o sistema CBTC (Communications-Based Train Control), um sistema que permite que a operação sem condutor da composição. Este sistema “abre a possibilidade de, no futuro, a linha poder ter operação automática”, refere fonte da empresa ao Negócios.

A nova linha vai trazer ainda a ponte Ferreirinha, a nova travessia sobre o Douro, uma ponte em betão com o vão de 430 metros, o mais comprido da Europa, refere o jornal, é também o maior projeto com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 370 milhões de euros.

O valor global deste investimento cifra-se nos 435 milhões de euros, valor que foi revisto após inicialmente ter sido estimado em 299 milhões de euros.

+ notícias: Porto

Queima das Fitas do Porto arranca sábado com programa composto por cerca de 50 artistas e atividades

A Queima das Fitas do Porto arranca no sábado, contando com um programa composto por cerca de 50 artistas e atividades que vão encher o Queimódromo, as ruas e salas de espetáculo da cidade até ao dia 11.

Obras do metro criam novos condicionamentos ao trânsito na Baixa do Porto

Na sequência das obras da Linha Rosa da Metro do Porto, a circulação rodoviária na Baixa do Porto vai sofrer algumas alterações nas ruas de Mouzinho da Silveira e Ferreiras Borges, mas também na via rodoviária envolvente, já a partir de segunda-feira, informou a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.