Consórcio espanhol ganha Linha Rubi e nova ponte do Metro do Porto

Consórcio espanhol ganha Linha Rubi e nova ponte do Metro do Porto
Porto Canal/Pedro Benjamim
| Porto
Porto Canal

A nova linha Rubi do Metro do Porto, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o Douro na zona da Arrábida, vai ficar a cargo de um consórcio espanhol, constituído pelas empresas FCC e Contratas y Ventas, avança o Negócios. Incluída no consórcio está uma empresa de Famalicão, a Alberto Couto Alves.

O jornal especializado em economia diz ter tido acesso ao relatório do júri do concurso para a construção da nova linha de metro que aponta a adjudicação ao consórcio espanhol, por ter apresentado a concurso o valor mais barato para a execução do projeto: 380 milhões de euros. O consórcio concorrente formado pelas empresas portuguesas Casais, Conduril, Teixeira Duarte, Alves Ribeiro e Somafel apresentaram uma proposta de 435 milhões de euros.

Ambas as propostas estão acima do valor base de 370 milhões

Ao Porto Canal, a Metro do Porto recusa comentar a notícia dada pelo Negócios, mas destaca que o relatório final do júri ainda não está produzido. O objetivo da empresa liderada por Tiago Braga é arrancar com os trabalhos da Linha Rubi ainda este ano, e fazer com que todo o projeto esteja pronto e em funcionamento em 2026.

No final do verão, o deputado do PSD Firmino Pereira tinha considerado que a Metro do Porto tinha feito "um mau caderno de encargos" para a construção da Linha Rubi, criticando "só" haver duas propostas e acima do valor base do concurso público.

"É de concluir que a Metro do Porto fez um mau caderno de encargos, irrealista e fora do contexto dos preços de mercado. A Administração do Metro do Porto tem de ser responsabilizada por erros de cálculo pouco admissíveis num concurso que teve muito tempo de preparação", pode ler-se num requerimento enviado ao ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

O deputado considera que a preparação do concurso público da Linha Rubi é "demonstrativa da falta de planeamento da Metro do Porto", recordando que o preço inicial previsto para a empreitada, 299 milhões de euros, passou para 370 milhões, algo que a empresa atribui ao contexto inflacionista no setor da construção.

A linha Rubi ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, e terá um custo total de 435 milhões de euros, dos quais 299 milhões têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e a sua construção terá de estar finalizada até meio de 2026.

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.