Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto

Relatório do LNEC garante que obras do metro agravaram impacto das cheias no Porto
| Porto
Porto Canal

O relatório pedido pela Metro do Porto ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) conclui que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada foram fatores decisivos para o impacto das cheias de janeiro, na cidade do Porto. 

O documento explica que, mesmo sem as obras da metro, as inundações iriam acontecer, mas avança que o impacto no eixo das ruas Mouzinho da Silveira e das Flores foi maior por conta da empreitada em curso. 

Segundo o relatório, a que o jornal Público teve acesso, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento. 

A 7 de janeiro de 2023, a elevada precipitação provocou cheias de grande dimensão na cidade do Porto. 

Na altura, a Metro do Porto afastava a ideia de que as obras para a construção da nova linha rosa estivessem relacionadas com a subida das águas. 

A chuva inundou vários estabelecimentos na zona adjacente à Estação de São Bento e destriu várias casas no Bairro das Fontaínhas.

+ notícias: Porto

Após noite violenta contra migrantes no Porto, presidente da junta do Bonfim condena "atos de justiça popular"

O presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, onde na madrugada de sexta-feira ocorreram os ataques contra migrantes no Porto, condenou, este domingo, os "atos de justiça popular" e disse esperar que as investigações policiais sejam céleres.

Câmara do Porto lança campanha para ajudar cidade brasileira de Porto Alegre

A Câmara Municipal do Porto vai lançar uma campanha de apoio e angariação de fundos para a cidade brasileira de Porto Alegre, que está a ser atingida por fortes inundações.

Porto ganha nova ligação aérea para o Brasil no final do ano

A companhia aérea Azul vai inaugurar uma nova ligação aérea entre o Porto e a cidade brasileira Recife, a capital do estado de Pernambuco.