Câmara do Porto lança campanha para ajudar cidade brasileira de Porto Alegre

Câmara do Porto lança campanha para ajudar cidade brasileira de Porto Alegre
Reuters
| Porto
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal do Porto vai lançar uma campanha de apoio e angariação de fundos para a cidade brasileira de Porto Alegre, que está a ser atingida por fortes inundações.

À Lusa, fonte da autarquia esclareceu que, com a campanha, se pretende "prestar solidariedade" com aquela cidade no nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

Segundo o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, as cheias que assolam o estado brasileiro "devem merecer preocupação".

"Ao ligar para o perfeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para manifestar a solidariedade da cidade do Porto, pediu-me que divulgasse a campanha de apoio e angariação de fundos", refere, citado numa nota enviada à Lusa, apelando a todos para que ajudem o "povo irmão".

As chuvas torrenciais já fizeram mais de 50 mortes e dezenas de desaparecidos no sul do Brasil.

A Proteção Civil do Brasil referiu que 281 municípios foram atingidos pelas chuvas, 8.296 pessoas ficaram desalojadas e 74 ficaram feridas. O número total de pessoas afetadas é quase 400 mil, segundo o jornal “Folha de São Paulo”.

Na madrugada de sexta-feira, o rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu 4,23 metros, o nível mais alto desde 1941.

Na área metropolitana de Porto Alegre e no sul do estado de Santa Catarina, "a probabilidade de inundações é muito elevada", referem as autoridades.

Quanto aos deslizamentos de terra devido às chuvas, o risco é "muito elevado" em Porto Alegre, no nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, explicou que as forças de segurança resgataram um total de 8.000 pessoas.

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.