Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa

Metro do Porto garante que "já incorporou recomendações" do LNEC na empreitada da linha rosa
| Porto
Henrique Ferreira

A Metro do Porto garante que "já incorporou as recomendações" do relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) na empreitada de construção da nova linha rosa. 

O relatório, que foi tornado público esta quarta-feira, mostra que as obras do metro agravaram o impacto das inundações do dia 7 de janeiro. 

Ao Porto Canal, fonte oficial da empresa diz que as recomendações do LNEC já estão a ser seguidas "tendo como prioridade absoluta e inegociável a segurança na execução dos seus projetos". 

A Metro do Porto lembra ainda que este documento foi realizado por uma "entidade nacional de referência em matéria de engenharia civil". 

O relatório do LNEC, a que o Porto Canal já teve acesso, recomenda que "seja melhorada a consideração da água tanto no espaço urbano como na rede de drenagem" e que seja "reforçada a integração dessa preocupação na atuação diária da Metro do Porto, durante todo o período de obra". 

O documento concluiu que os trabalhos de alteração da rede de drenagem e as características do estaleiro da empreitada da nova linha rosa foram fatores decisivos para o impacto das cheias. 

Segundo o mesmo documento, as alterações à rede de drenagem e à superfície urbana alteraram as condições de escoamento.

+ notícias: Porto

Portuenses saem à rua para que a cidade “cumpra a sua função”: proteger casa de Garrett

Um grupo de cidadãos e artistas portuenses vai manifestar-se, este domingo, pela salvaguarda da casa de Almeida Garrett, que foi colocada à venda por 3,8 milhões de euros, como avançou o Porto Canal. Será ainda lançada uma petição pela classificação do edifício.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.