Custo total das obras das linhas Amarela e Rosa do Metro do Porto sobe para 511 milhões de euros

Custo total das obras das linhas Amarela e Rosa do Metro do Porto sobe para 511 milhões de euros
Porto Canal|Rita Ormonde
| Norte
Porto Canal/Agências

O custo total das obras de expansão da linha Amarela e da nova linha Rosa do Metro do Porto subiu cerca de 20 milhões de euros para 511 milhões, segundo uma resolução do Conselho de Ministros publicada esta sexta-feira.

Segundo a resolução esta sexta-feira publicada, após aprovação em Conselho de Ministros no dia 29 de junho, o custo total dos projetos de expansão da rede do Metro do Porto passou dos 407 milhões de euros previstos em 2020 para os 511 milhões.

A subida esta sexta-feira consumada segue-se ao reconhecimento, pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em 06 de março, que o custo das obras nas linhas Rosa e Amarela do Metro do Porto aumentou 29% e 30% respetivamente, cerca de 84 milhões de euros no total, segundo cálculos da Lusa.

Assim, ao 'bolo' total de 407 milhões de euros aprovados em 2020, que incluem expropriações, projectos, fiscalização, equipamento e sistemas de apoio à exploração, juntaram-se 84 milhões referentes à empreitada, perfazendo cerca de 491 milhões de euros.

Porém, com a resolução esta sexta-feira conhecida, o Governo aprovou a despesas suplementares que rondam os 20 milhões de euros para os projetos, chegando aos 511 milhões de euros no novo 'bolo' total desta fase de expansão do Metro do Porto.

"A situação excecional nas cadeias de abastecimento e as circunstâncias resultantes da pandemia de covid-19, da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia provocaram aumentos abruptos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, com especial relevo no setor da construção, o que tem gerado graves impactos na economia, gerando o crescimento súbito e imprevisível de preços", argumenta o Governo.

Dos 511 milhões aprovados, 103,3 milhões serão provenientes do Orçamento do Estado, pode ainda ler-se na resolução do Conselho de Ministros assinada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

A expansão da Linha Amarela do Metro do Porto compreende uma empreitada entre Santo Ovídio e Vila d'Este, incluindo as estações de Manuel Leão e Hospital Santos Silva, bem como túneis, um viaduto e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Já a Linha Rosa terá um percurso totalmente subterrâneo entre São Bento e Casa da Música, incluindo as estações intermédias de Hospital Santo António e Galiza, bem como um ramal de ligação ao tronco comum.

As obras da Linha Amarela estão previstas para final de 2023 e as da Linha Rosa para final de 2024.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.