AMP avança com dois milhões de euros para obras no Coliseu do Porto

AMP avança com dois milhões de euros para obras no Coliseu do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, a comparticipação nas obras de reabilitação do Coliseu do Porto, e também na futura academia da Associação de Futebol do Porto (AFP), investimentos que, no conjunto, estarão nos sete milhões de euros.

Relativamente ao Coliseu, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, disse à Lusa que a participação decorre da condição deste organismo enquanto associado da Associação Amigos do Coliseu, que conta ainda com o Ministério da Cultura e a Câmara do Porto.

"Se fizermos uma divisão simples, que ainda vai ser negociada, porque acreditamos que o Estado possa entrar com capital suplementar, estamos sempre a falar na casa de um terço dos seis milhões que estão previstos para reabilitar a infra-estrutura [do Coliseu], portanto, cerca de dois milhões de euros, disse à Lusa Eduardo Vítor Rodrigues.

O também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia acrescentou que, agora, será feita a candidatura a fundos europeus, e que a intenção é manter o Coliseu na esfera pública, "sem ter que ir à solução um bocadinho mais polémica, que era a solução da concessão". "Dessa forma, fica respeitada a vontade do presidente da Câmara do Porto [Rui Moreira], e a vontade – acho que de toda a região – que preferiria ter o equipamento no âmbito público do que num âmbito concessionado", acrescentou o presidente da AMP.

No dia 9 de Outubro, o presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto, Miguel Guedes, anunciou que as obras mais imediatas de substituição do telhado do edifício iriam arrancar em Novembro e ser concluídas em Janeiro.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.