Em que ponto estão as obras na Avenida da Boavista?

Em que ponto estão as obras na Avenida da Boavista?
| Porto
Maria Abrantes

Há pouco menos de uma semana a Metro do Porto anunciava nas redes sociais a conclusão da colocação de novo asfalto na Avenida da Boavista, a propósito da obra de construção da linha de metroBus "Boavista-Império”. Verdade, em parte. Porque, apenas o sentido descendente tem novo piso, faltando, contudo, a intervenção em alguns troços.

“Falta ainda intervir nos dois sentidos do troço entre a Casa da Música e a Rua António José da Costa (estima-se que tal ocorra em meados de janeiro) e na interseção entre as avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa (já em dezembro)”, esclarece a Metro do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Neste momento, “a intervenção acontece, sobretudo, no sentido ascendente da Avenida da Boavista, com a circulação rodoviária a fazer-se aqui pelo corredor central desta artéria, de modo a que sejam sempre mantidas duas faixas de trânsito em cada sentido”, acrescenta ainda a entidade responsável pela obra.

Ou seja, no sentido ascendente, desde a interceção entre a Avenida Marechal Gomes da Costa e a rotunda da Boavista, não se avista ainda qualquer troço com novo pavimento, mas sim obra em andamento.

Críticas levam Metro do Porto a retificar largura dos passeios

A obra do metroBus gerou alguma contestação, devido a um troço do projeto que previa o estreitamento dos passeios. Situação que levou inclusive o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto a admitir, em exclusivo ao Porto Canal, que as críticas eram “completamente pertinentes” e que o projeto seria retificado.

Porto Canal

Menos de um mês depois, os ditos passeios “foram já alargados, em prejuízo de alguns lugares de estacionamento que, por seu turno, deixaram de existir”, confirma a Metro do Porto.

A empreitada que vai garantir a ligação Boavista-Império, através de metroBus, termina no final de julho de 2024.

+ notícias: Porto

Andante regista mais de meio milhão de carregamentos por telemóvel em menos de um ano

Desde que passou a ser possível carregar o Andante por telemóvel, em abril de 2024, já foram realizados mais de 560 mil carregamentos. Os passes mensais são a tendência e representam a maior fatia dos processamentos. Mas a validação dos títulos também por telemóvel, um dos maiores pedidos por parte dos passageiros, parece que ainda vai ter de esperar.

Moreira espera que próximos autarcas enfrentem "problema da habitação de frente"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse esta segunda-feira esperar que a próxima geração de autarcas resolva o problema da habitação em Portugal, reconhecendo que atualmente a oferta de mercado é assaz "inalcançável" para muitas pessoas.

Antigo vice de Gaia diz que não participou em “nenhum pacto corruptivo”

O antigo vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Patrocínio Azevedo disse esta segunda-feira que não participou “em nenhum pacto corruptivo”, sublinhando que “todos os investimentos” no concelho passaram por si e pelo presidente, Eduardo Vitor Rodrigues.