Futura linha Rubi do metro do Porto pode vir a não ter condutor
Porto Canal
Chega esta quinta-feira ao fim a entrega das propostas para a construção da linha Rubi da Metro do Porto, que vai ligar a Casa da Música a Santo Ouvídio, em Vila Nova de Gaia.
A empresa espera que as obras fiquem concluídas em 2026 e que arranquem ainda este ano.
A linha Rubi será a primeira da rede da Metro do Porto com o sistema CBTC (Communications-Based Train Control), um sistema que permite que a operação sem condutor da composição. Este sistema “abre a possibilidade de, no futuro, a linha poder ter operação automática”, refere fonte da empresa ao Negócios.
A nova linha vai trazer ainda a ponte Ferreirinha, a nova travessia sobre o Douro, uma ponte em betão com o vão de 430 metros, o mais comprido da Europa, refere o jornal, é também o maior projeto com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 370 milhões de euros.
O valor global deste investimento cifra-se nos 435 milhões de euros, valor que foi revisto após inicialmente ter sido estimado em 299 milhões de euros.