Novo Matadouro de Campanhã só deverá estar concluído no início de 2025

Novo Matadouro de Campanhã só deverá estar concluído no início de 2025
| Norte
Ana Mota

Embora a última previsão apontasse para o último trimestre de 2024, as obras no antigo Matadouro de Campanhã só deverão estar concluídas no início de 2025. O atraso na empreitada foi admitido esta quarta-feira, durante o primeiro encontro público de discussão do projeto. A complexidade da obra e o envolvimento de várias entidades públicas podem exigir adaptações ao programa e atrasos na empreitada.

Na primeira reunião pública, que teve como objetivo apresentar e debater o programa com a sociedade civil, já foram reveladas algumas alterações ao projeto inicial. Após consulta das Infraestruturas de Portugal, a cobertura do novo centro cultural de Campanhã teve que ser alterada, para não interferir com o normal funcionamento da VCI. Diogo Brito, um dos arquitetos envolvidos no projeto, revela que a cobertura “foi encurtada e rebaixada” de forma a não colocar em perigo a segurança rodoviária na Via de Cintura Interna.

A segunda fase das obras de requalificação do antigo Matadouro de Campanhã já arrancaram, depois de uma primeira fase de demolições. O projeto consiste num edifício para acolher empresas, mas também reservas de arte, museus, auditórios, restauração e projetos de coesão social. A conclusão da empreitada está prevista, com atrasos, para o início de 2025.

+ notícias: Norte

STCP estuda rede suburbana extra-Porto e união dos metrobus da Boavista e Aeroporto

A STCP está a estudar a criação de uma rede intermunicipal suburbana entre concelhos que não o Porto e a união dos serviços de metrobus da Boavista e do Aeroporto, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Toalhas e baldes no chão. Chove no quartel dos Bombeiros de Valbom

Os Bombeiros Voluntários de Valbom queixam-se da falta de condições do quartel com cerca de 50 anos. Infiltrações são denominador comum em grande parte das divisões. O cenário que perdura há alguns meses já foi reportado à Câmara de Gondomar.

Incêndio em pensão no Porto dado como extinto

O incêndio que destruiu parcialmente uma pensão de três andares no Porto foi dado como extinto pelas 18h00, decorrendo as operações de rescaldo, anunciou o comandante dos Sapadores do Porto, Carlos Marques.