Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador
Foto: Ana Torres|Porto Canal
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

De acordo com um comunicado nas redes sociais da Unir, "os horários do lote 4, que abrange os municípios de Vila Nova de Gaia e Espinho, para abril de 2025 já estão disponíveis" no ‘site’ da Unir, aplicando-se a partir desta terça-feira.

A publicação segue-se a um período de cerca de três meses em que o operador do lote (Transportes Beira Douro, que pertence à Auto Viação Feirense) implementou alterações autonomamente, que não foram, à data, comunicadas ao público.

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Marco Martins, disse que a publicação acontece "após semanas de persistência e esforço das equipas da Área Metropolitana, da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia", tendo sido "possível definir com o operador horários" em vigor a partir desta terça-feira.

Entre as novidades está também a realização de horários 24 horas por dia na linha 9016 (Praia de Salgueiros - Jardim do Morro), em Vila Nova de Gaia, e na linha 9058 (Espinho Vouga - Jardim do Morro).

"Não havia horários divulgados ao público deste lote e que era uma legítima reclamação dos passageiros", considerou, numa publicação na rede social Facebook.

A TMP assume também esta terça-feira a gestão dos contratos dos diferentes operadores da rede Unir, podendo iniciar a respetiva fiscalização da rede.

Em 19 de fevereiro, o presidente da TMP já tinha confirmado que havia "problemas graves" na operação nos lotes da rede Unir a sul do rio Douro.

"Há problemas graves, significativamente, no lote 4 e no lote 5, são aqueles a sul da Área Metropolitana, um que engloba Gaia e Espinho, e depois outro da zona mais a sul - Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Arouca, onde há problemas maiores", disse então aos jornalistas Marco Martins.

Em causa estavam "falhas no cumprimento dos horários programados".

Além dos horários, a TMP poderá fiscalizar também "o estado dos autocarros, a limpeza, se os painéis de destino funcionam, se os motoristas estão a cobrar bilhetes", disse então Marco Martins.

A empresa Transportes Metropolitanos do Porto foi formalmente constituída em janeiro e integrou as valências do TIP (Transportes Intermodais do Porto), que gere o sistema Andante e as competências da Área Metropolitana do Porto em termos de mobilidade e transportes, gerindo também os contratos com os operadores da Unir.

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