Porto: Filipe Araújo é o novo líder dos independentes

Porto: Filipe Araújo é o novo líder dos independentes
| Porto
Porto Canal

O vice-presidente da Câmara Municipal do Porto Filipe Araújo é também a partir deste sábado presidente da associação cívica “Porto, o Nosso Movimento”. Segundo fonte do movimento, a lista única encabeçada pelo 'vice' de Moreira conquistou 66 votos dos 68 votos dos associados que participaram no ato eleitoral. Os restantes dois votos foram em branco.

Juntamente com os vereadores Pedro Baganha e Catarina Araújo, o vice-presidente de Rui Moreira assume a liderança da associação cívica criada a 6 de dezembro de 2017 para apoiar o atual autarca do Porto.

Ainda que não o assuma abertamente, Filipe Araújo tem vindo a ser considerado o independente mais bem posicionado para encabeçar as listas do movimento às eleições autárquicas de 2025, ano em que Rui Moreira será forçado a abandonar a autarquia, por limitação de mandatos.

Em declarações ao Porto Canal, Filipe Araújo afirmou que estas eleições "são importantes" e sublinhou o papel da associação, que, no entender do autarca, "é preponderante na vida política da cidade" e procura dar "um apoio político à gestão de Rui Moreira e do seu executivo”.

O vice-presidente do executivo do Porto não quis para já assumir uma candidatura à sucessão de Rui Moreira, acrescentando que “aquilo que importa registar é um caminho a desempenhar."

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.