STCP volta a estender prazo do concurso para aquisição de 48 autocarros elétricos

STCP volta a estender prazo do concurso para aquisição de 48 autocarros elétricos
STCP
| Porto
Porto Canal

O Conselho de Administração da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) decidiu na passada quinta-feira, dia 10 de novembro, aceitar o pedido de prorrogação do prazo por quatro dias úteis, apresentado por um dos interessados concorrentes ao concurso público internacional para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos.

Através de um comunicado, a STCP referiu que o prazo limite para apresentação de propostas será estendido até dia 18 de novembro.

O concurso lançado a 26 de setembro de 2022 contou já com dois adiamentos de prazos. A primeira de prorrogação do prazo, também solicitada por um concorrente, tinha permitido alargar a data de apresentação para 14 de novembro.

De acordo com a STCP, o valor base do procedimento é superior a 20 milhões de euros, “parcialmente financiado no montante de 8.443.209,70 euros” pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empresa recorda que com a aquisição destes novos autocarros elétricos “verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que permitirá uma redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano”.

A aquisição dos veículos permitirá também “substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas”, explicou a empresa.

A STCP estima ainda que a “introdução na frota destes 48 autocarros elétricos venha a ocorrer no último quadrimestre de 2023”.

+ notícias: Porto

Três polícias feridos durante perseguição a um veículo no Porto

Três polícias ficaram feridos, na quarta-feira, no Porto, depois de a viatura onde seguiam ter sido abalroada durante uma perseguição a um veículo roubado e cujo condutor não tinha carta e fugia às autoridades.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 19h00 devido à agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, no Porto, vai ser interrompida a partir das 19h00 desta quinta-feira por precaução e para garantir a segurança de pessoas e bens, devido à agitação marítima, avisou a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.