STCP volta a estender prazo do concurso para aquisição de 48 autocarros elétricos

STCP volta a estender prazo do concurso para aquisição de 48 autocarros elétricos
STCP
| Porto
Porto Canal

O Conselho de Administração da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) decidiu na passada quinta-feira, dia 10 de novembro, aceitar o pedido de prorrogação do prazo por quatro dias úteis, apresentado por um dos interessados concorrentes ao concurso público internacional para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos.

Através de um comunicado, a STCP referiu que o prazo limite para apresentação de propostas será estendido até dia 18 de novembro.

O concurso lançado a 26 de setembro de 2022 contou já com dois adiamentos de prazos. A primeira de prorrogação do prazo, também solicitada por um concorrente, tinha permitido alargar a data de apresentação para 14 de novembro.

De acordo com a STCP, o valor base do procedimento é superior a 20 milhões de euros, “parcialmente financiado no montante de 8.443.209,70 euros” pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empresa recorda que com a aquisição destes novos autocarros elétricos “verá a sua frota 100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que permitirá uma redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano”.

A aquisição dos veículos permitirá também “substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas”, explicou a empresa.

A STCP estima ainda que a “introdução na frota destes 48 autocarros elétricos venha a ocorrer no último quadrimestre de 2023”.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Metro do Porto cria playlist no Spotify para dar música a passageiros

A Metro do Porto anunciou a criação de uma playlist na plataforma Spotify “dedicada à Linha Amarela (D)”, através da rede social X (antigo Twitter).

Porto insta Governo a habilitar municípios a regularem atividades económicas

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, uma recomendação do movimento independente que insta o Governo a habilitar os municípios a regularem o licenciamento das atividades económicas.