Ponte Luiz I anti-sísmica? Obras preparam infraestrutura para resistir a sismos

Ponte Luiz I anti-sísmica? Obras preparam infraestrutura para resistir a sismos
| Porto
Porto Canal

Subiu para mais de 4 milhões de euros o custo da requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, entre Porto e Gaia. Tanto o atraso de meio ano, a obra está prevista ficar pronta a 31 de março, como o aumento de 29% face à despesa inicial justificam-se com o número de chapas em elevado estado de degradação. O imprevisto obrigou a comprar mais material e os preços subiram por causa da guerra na Ucrânia, atrasando as chegada das encomendas. Para a empreitada, são precisas 263 toneladas de aço, sendo que 79 serão só para o tabuleiro e 184 para peças.

A requalificação vai permitir duplicar a capacidade de carga rodoviária da travessia, mas não é o único fator positivo. A ponte estará finalmente preparada para sismos e ganha essa capacidade com a instalação de "uma espécie de mola" que "repõe a posição original" da travessia em caso de deslocação durante um tremor de terra de grande intensidade.

"São alterações de milímetros ou centímetros, em que a ponte pode ter de se deslocar no caso de um sismo de grande intensidade. A 'mola' amortece esse movimento, impede uma deslocação exagerada da ponte e recoloca-a na posição original", explica ao Jornal de Notícias Pedro Carvalho, diretor do centro operacional da Infraestruturas de Portugal (IP) no Grande Porto. Sobre os imprevistos, o engenheiro clarifica ainda que "houve necessidade de fazer reforços adicionais que não estavam previstos porque a solução de reabilitação passa por adicionar chapa à existente". Acrescenta que "neste tipo de obras, é normal encontrar sempre algumas situações não previstas".

A obra está prevista terminar no final de março de 2023 e a decisão de a travessia servir o elétrico cabe aos dois municípios. Esta requalificação servirá, para já, apenas o trânsito automóvel mas as câmaras do Porto e de Gaia já admitiram a intenção de tornar o tabuleiro pedonal.

+ notícias: Porto

Jovem de 19 anos morre em acidente de mota no Porto 

Uma jovem de 19 anos morreu esta sexta-feira de madrugada num despiste de mota no Porto. O acidente aconteceu pelas 3h45 e provocou ainda um ferido grave, um homem com cerca de 30 anos. 

Camião 'engolido' em aluimento de terras no centro do Porto

Um veículo pesado foi esta quinta-feira engolido na Rua Trindade Coelho, na zona entre a interseção com a Rua das Flores e o Largo dos Loios.

Coliseu do Porto recebe 150 espetáculos de música, dança, teatro e ópera em 2023

A programação do Coliseu do Porto para 2023 inclui 150 espetáculos, entre concertos, bailados, teatro, ópera, dança, comédia ou espetáculos infantojuvenis e pretende “dar continuidade às linhas programáticas fundamentais da intervenção” daquela casa de espetáculos.