"Vice" de Moreira assume liderança do movimento independente

 

| Norte
Porto Canal

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, vai ser candidato à presidência da Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento”, de olhos postos na corrida à autarquia da Invicta. Este é assim um passo seguro rumo a um destino que muitos lhe vão apontando, o de ser o sucessor de Rui Moreira.

Fonte do movimento avançou ao Porto Canal o cenário, entretanto confirmado pelo próprio ao Jornal Público. Este era, aliás, um rumor que vinha há muito ganhando força.

“Esta candidatura é um projeto de continuidade, alicerçado numa gestão da cidade de Rui Moreira e o seu executivo. A associação soube ajudar à construção desse caminho, um caminho independente, com pensamento próprio, centrado no Porto, sem diretórios a condicionar e sempre em defesa do seu Porto”, explicou o número dois de Moreira.

Filipe Araújo é então aquele que, dentro do movimento independente, reúne melhores condições para se apresentar como herdeiro natural de Rui Moreira. Uma mudança que representa, na visão de alguns associados “o início do embrião de uma candidatura independente à Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2025.”, ato eleitoral ao qual Moreira não se irá recandidatar.

O vice-presidente da Câmara do Porto, convicto do caminho traçado até aqui, afirma que “desde 2013, a cidade tem assistido a um desenvolvimento enorme e a associação soube ajudar à construção desse caminho, um caminho independente, com pensamento próprio, centrado no Porto, sem directórios a condicionar e sempre em defesa do seu Porto”.

Agora, o trabalho passa por reunir e constituir a sua equipa, mas com objetivos bem definidos e em nada diferentes dos traçados até então. "Queremos continuar a agregar mais portuenses e fomentar uma reflexão informada e participada sobre o futuro da cidade.”, afirmou em declarações ao Jornal Público. 

Ainda assim, há quem ache dentro do movimento independente que Filipe Araújo precise de ganhar "mais músculo político" até conseguir protagonizar uma campanha vencedora nas próximas eleições autárquicas, de acordo com o Observador. 

Embora não tenha feito parte do conselho de fundadores, como Rui Moreira, Valente de Oliveira ou Francisco Ramos, Filipe Araújo foi admitido, por unanimidade, sócio fundador da associação, assumindo agora candidatura à sua liderança. 

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.