"Vice" de Moreira assume liderança do movimento independente

 

| Norte
Porto Canal

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, vai ser candidato à presidência da Associação Cívica “Porto, o Nosso Movimento”, de olhos postos na corrida à autarquia da Invicta. Este é assim um passo seguro rumo a um destino que muitos lhe vão apontando, o de ser o sucessor de Rui Moreira.

Fonte do movimento avançou ao Porto Canal o cenário, entretanto confirmado pelo próprio ao Jornal Público. Este era, aliás, um rumor que vinha há muito ganhando força.

“Esta candidatura é um projeto de continuidade, alicerçado numa gestão da cidade de Rui Moreira e o seu executivo. A associação soube ajudar à construção desse caminho, um caminho independente, com pensamento próprio, centrado no Porto, sem diretórios a condicionar e sempre em defesa do seu Porto”, explicou o número dois de Moreira.

Filipe Araújo é então aquele que, dentro do movimento independente, reúne melhores condições para se apresentar como herdeiro natural de Rui Moreira. Uma mudança que representa, na visão de alguns associados “o início do embrião de uma candidatura independente à Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2025.”, ato eleitoral ao qual Moreira não se irá recandidatar.

O vice-presidente da Câmara do Porto, convicto do caminho traçado até aqui, afirma que “desde 2013, a cidade tem assistido a um desenvolvimento enorme e a associação soube ajudar à construção desse caminho, um caminho independente, com pensamento próprio, centrado no Porto, sem directórios a condicionar e sempre em defesa do seu Porto”.

Agora, o trabalho passa por reunir e constituir a sua equipa, mas com objetivos bem definidos e em nada diferentes dos traçados até então. "Queremos continuar a agregar mais portuenses e fomentar uma reflexão informada e participada sobre o futuro da cidade.”, afirmou em declarações ao Jornal Público. 

Ainda assim, há quem ache dentro do movimento independente que Filipe Araújo precise de ganhar "mais músculo político" até conseguir protagonizar uma campanha vencedora nas próximas eleições autárquicas, de acordo com o Observador. 

Embora não tenha feito parte do conselho de fundadores, como Rui Moreira, Valente de Oliveira ou Francisco Ramos, Filipe Araújo foi admitido, por unanimidade, sócio fundador da associação, assumindo agora candidatura à sua liderança. 

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.