Notícia Porto Canal: Vereador da Câmara do Porto demite-se do movimento de Rui Moreira

| Porto
Francisco Graça

O vereador da Câmara Municipal do Porto Ricardo Valente apresentou a demissão da associação cívica Porto, o Nosso Movimento, o grupo de “independentes” que apoia o executivo de Rui Moreira, na sequência de uma reportagem da SIC.

Ricardo Valente, responsável pelo pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, da Economia, Emprego e Empreendedorismo, não terá sentido o apoio e respaldo do ‘braço-armado’ de Moreira, e escreveu uma carta aos órgãos do movimento independente a anunciar a saída daquela que é a organização política que elegeu o autarca do Porto.

O envio da carta cinco dias depois da notícia da SIC foi confirmado ao Porto Canal por Ricardo Valente, que recusa, no entanto, divulgar o conteúdo “por respeito” ao movimento. Duas fontes da associação cívica que apoia Rui Moreira asseguram o tom “forte” das críticas endereçadas pelo vereador.

Na reportagem emitida pelo canal do grupo Impresa no dia 28 de outubro, a SIC anunciava a chegada ao Porto de uma empresa envolvida em casos de corrupção. Segundo o canal de Paços de Arcos, a SMB Offshore – grupo neerlandês especialista em construção de plataformas petrolíferas e investigado na sequência de escândalos de subornos nos Estados Unidos, Brasil e Suíça – teve honras de inauguração com “entusiasmo” do vereador da Câmara.

No mesmo dia, pelas redes sociais, Ricardo Valente denunciou a peça da SIC como “caluniosa e vergonhosa”, construída de forma “obscena” para atacar o nome do vereador.

 

Segundo fontes próximas do movimento ouvidas pelo Porto Canal, Ricardo Valente ter-se-á sentido fragilizado pela falta de apoio público do grupo de independentes, e sentiu não ter condições para continuar como associado de um movimento “pouco preocupado em defender os seus”.

Ao Porto Canal, Ricardo Valente rejeita estar diminuído como vereador por deixar de fazer parte do grupo político de Rui Moreira. “O meu lugar no executivo depende de uma pessoa. Enquanto Rui Moreira contar comigo, cá estarei. Evidentemente que neste processo de saída falei com Rui Moreira, e se continuo com pelouro, alguma coisa significa”, assegurou.

A associação Porto, o Nosso Movimento foi a eleições no passado sábado. A liderança é agora encabeçada por Filipe Araújo, 'vice' do executivo de Rui Moreira. Os vereadores Pedro Baganha e Catarina Araújo assumiram ainda os cargos de vice-presidentes do movimento.

Ricardo Valente é militante da Iniciativa Liberal, um dos partidos que apoiou a corrida de Rui Moreira à presidência do Porto nas autárquicas de 2021, e que convidou recentemente o edil da cidade para celebrar o 25 de novembro na já habitual “Festa da Liberdade”.

Porto Canal

Ricardo Valente com Rui Moreira e João Cotrim Figueiredo, líder dos liberais, na Festa da Liberdade, este sábado

Segunda demissão em dois meses

Segundo uma fonte do movimento independente ouvida pelo Porto Canal, tem havido um “mau estar” latente entre o grupo de Rui Moreira e a IL, que no dia 30 de setembro já resultou na demissão da liberal Fátima Ferreira da Silva, vice-presidente da bancada municipal.

Durante o período dedicado à apreciação da atividade do município, a também vogal da junta de freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos tinha pedido a palavra na última reunião de setembro para denunciar o que considerava ser um "ambiente de insegurança que se vive” com o consumo de substancias ilícitas nas imediações do jardim do Fluvial. “Não temos tido reações dos moradores, mas o ambiente que se vive está cada vez mais pesado em termos de segurança“, disse a eleita, dando como exemplo o elevado número de tendas de campismo, “relatos de crianças que são abordadas” por toxicodependentes, “assaltos à luz do dia” e vários “dejetos de seringas”. Em resposta à deputada do grupo municipal que lidera, Rui Moreira salientou que as questões de proteção e segurança não dependem da Câmara, mas do Ministério da Administração Interna e da Polícia da Segurança Pública (PSP). “O presidente da câmara tem tomado uma posição de grande exigência relativamente ao Ministério da Administração Interna (…) Nesta matéria, não me pesa nada a consciência.”

Rui Moreira acusou ainda a deputada do movimento independente de fazer “pura demagogia” e de não apreciar “pura demagogia” no seu movimento.

No dia 10 de outubro, na 28ª reunião da Assembleia Municipal do Porto, três deputados do movimento independente de Rui Moreira também membros da Iniciativa Liberal abstiveram-se na votação da proposta do executivo de suspender a aprovação dos novos registos de estabelecimento de Alojamento Local.

Contactada pelo Porto Canal, a associação Porto, o Nosso Movimento recusou fazer qualquer comentário.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.