Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra

Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra
| Norte
Porto Canal

O novo diretor-executivo do SNS será conhecido esta sexta-feira. O nome de Fernando Araújo, apontado ao longo dos últimos dias como preferido de Manuel Pizarro, é o escolhido. O novo "CEO do SNS" apresenta-se esta sexta-feira e entrará em funções a 1 de outubro.

Tal como o Porto Canal avançou em primeira mão, a sede da nova estrutura dirigente do SNS pode ficar na cidade do Porto. No entanto, fonte do ministério disse ao Porto Canal que a hipótese de Coimbra começou a ganhar força nos últimos dias. O autarca da cidade, José Manuel Silva, já apresentou um imóvel municipal ao Ministério da Saúde que poderá servir como hipótese para receber a sede do SNS. A possibilidade está a ser avaliada pelo ministério.

Recorde-se que em novembro de 2021 o parlamento chumbou a proposta de Rui Rio para a transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra. Os juízes consideraram que seria “um grave desprestígio” a transferência para fora de Lisboa.

Também Rui Moreira esteve reunido com Manuel Pizarro na passada quarta-feira. O autarca do Porto demonstrou interesse em acolher a nova estrutura do SNS, mas não houve até ao momento consenso quanto ao espaço (da autarquia ou do Estado) que poderia vir a receber a direção executiva.

Em declarações aos jornalistas, no início da semana, o novo ministro abria o jogo: “O Governo tem uma forte vontade descentralizadora e lançou um processo de descentralização (...) nesse contexto, a colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa faz também sentido”.

+ notícias: Norte

Incêndio que obrigou a evacuar passadiços do Paiva dado como controlado quatro horas depois

O incêndio que deflagrou esta terça-feira às 16h30 no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, e que obrigou à evacuação dos passadiços do Paiva, foi dado como controlado cerca das 20h00, informou fonte da Proteção Civil.

Incêndio em Arouca obriga a evacuar passadiços do Paiva

O incêndio florestal que deflagrou, cerca das 16h30, em Espiunca, Arouca, obrigou a que os passadiços do Paiva fossem evacuados, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil, que indicou ainda um reforço dos meios no terreno.

Famalicão vai requalificar e ampliar Escola Secundária em Joane

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai investir 22,7 milhões de euros na requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, foi esta terça-feira anunciado.