Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra

Fernando Araújo apresentado esta sexta-feira como CEO do SNS. Sede pode ir para Coimbra
| Norte
Porto Canal

O novo diretor-executivo do SNS será conhecido esta sexta-feira. O nome de Fernando Araújo, apontado ao longo dos últimos dias como preferido de Manuel Pizarro, é o escolhido. O novo "CEO do SNS" apresenta-se esta sexta-feira e entrará em funções a 1 de outubro.

Tal como o Porto Canal avançou em primeira mão, a sede da nova estrutura dirigente do SNS pode ficar na cidade do Porto. No entanto, fonte do ministério disse ao Porto Canal que a hipótese de Coimbra começou a ganhar força nos últimos dias. O autarca da cidade, José Manuel Silva, já apresentou um imóvel municipal ao Ministério da Saúde que poderá servir como hipótese para receber a sede do SNS. A possibilidade está a ser avaliada pelo ministério.

Recorde-se que em novembro de 2021 o parlamento chumbou a proposta de Rui Rio para a transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra. Os juízes consideraram que seria “um grave desprestígio” a transferência para fora de Lisboa.

Também Rui Moreira esteve reunido com Manuel Pizarro na passada quarta-feira. O autarca do Porto demonstrou interesse em acolher a nova estrutura do SNS, mas não houve até ao momento consenso quanto ao espaço (da autarquia ou do Estado) que poderia vir a receber a direção executiva.

Em declarações aos jornalistas, no início da semana, o novo ministro abria o jogo: “O Governo tem uma forte vontade descentralizadora e lançou um processo de descentralização (...) nesse contexto, a colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa faz também sentido”.

+ notícias: Norte

PJ está a investigar esfaqueamento numa estação de metro em Gaia

A investigação dos desacatos ocorridos na quarta-feira à noite na estação de metro General Torres, em Vila Nova de Gaia, que culminaram no esfaqueamento de dois cidadãos, passou para a alçada da Polícia Judiciária, disse esta quinta-feira fonte policial.

Vereador de Matosinhos começa esta quinta-feira a ser julgado por uso pessoal de carro municipal

O vereador da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto começa esta quinta-feira a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, por usar uma viatura municipal em viagens pessoais.

Ílhavo lança concurso público para obras de saneamento

A Câmara de Ílhavo lançou um concurso público para a construção da rede de saneamento na Gafanha de Aquém e Gafanha da Boavista, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, informou esta quinta-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.