Oficial: Fernando Araújo é o CEO do SNS

| Política
Porto Canal

Manuel Pizarro, atual ministro da Saúde, anunciou na tão esperada conferência de imprensa, no Ministério da Saúde em Lisboa, esta sexta-feira, que Fernando Araújo será "nomeado primeiro diretor-executivo do SNS".

O ministro reconhece em Fernando Araújo uma "personalidade bem conhecida dos portugueses, nomeadamente no setor da saúde". É importante referir que Fernando Araújo, médico pela Faculdade de Medicina do Porto e Presidente do Centro Hospitalar Universitário de São João, foi diretor do Serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar de São João e também secretário de Estado Adjunto e da Saúde, entre 2015 e 2018.

No que diz respeito a datas, a nova direção executiva com sede na cidade do Porto "iniciará funções num futuro próximo". A instalação no Porto indica, disse Manuel Pizarro, que a proposta apresentada pelo novo diretor-executivo, Fernando Araújo, está em linha com "a intenção descentralizadora do Governo".

Questionado pelo Porto Canal relativamente ao cargo de Presidente do Conselho de Administração do Hospital do São João, Manuel Pizarro adiantou que Fernando Araújo vai manter a liderança nesta administração ao mesmo tempo que "trabalha a nova função na direção executiva do SNS". Tal como "indica o Estatuto do SNS é à direção executiva que compete propôr aos membros do Governo os próximos nomes de gestão", explicou Manuel Pizarro.

No entanto, apesar de coordenar já a partir do dia um de outubro a nova direção executiva do SNS, Fernando Araújo "só entra plenamente em funções com o Orçamento do Estado para 2023, a partir do dia um de janeiro do próximo ano".

 

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.