Lista fechada. Estes são os cinco nomes que integram a direção executiva do SNS

Lista fechada. Estes são os cinco nomes que integram a direção executiva do SNS
| Norte
Porto Canal

O Porto Canal já sabe quais são os nomes dos membros que vão integrar a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde. São cinco nomes onde se incluem médicos, enfermeiros e administradores e que vão entrar em funções no início do próximo ano.

Foi o próprio Fernando Araújo quem os escolheu e que endereçou os convites.

O Porto Canal sabe que a direção executiva do SNS vai ser composta pelo atual vogal financeiro do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Jaime Alves, a diretora clínica dos cuidados de saúde primários do Alto Minho, Fátima Fonseca, o médico Francisco Goiana da Silva, também a enfermeira diretora do Centro Hospitalar Universitário de São João, Filomena Cardoso, assim como, a vogal do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Rita Moreira.

Fique a conhecer cada membro da direção executiva do SNS

Jaime Alves

Jaime Alves é financeiro, do quadro do Ministério das Finanças, mas há muito a trabalhar na área da Saúde.

Atualmente ocupa o lugar de vogal financeiro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central.

Porto Canal

Fátima Fonseca

Para a área dos cuidados de saúde primários, foi escolhida a médica de família Fátima Fonseca.

Responsável justamente por esta área no Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que inclui os hospitais de Viana do Castelo e Ponte de Lima e os centros de saúde da região.

Porto Canal

Francisco Goiana da Silva

Sobre Francisco Goiana da Silva sabe-se que foi adjunto de Fernando Araújo, entre 2015 e 2018 quando este desempenhou funções de Secretário de Estado Adjunto da Saúde, durante o ministério de Adalberto Campos Fernandes. E nesta condição integrou várias vezes as delegações portuguesas nas assembleias da Organização Mundial da Saúde.

O médico, formado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Doutorado, desde janeiro de 2021, em "Health Policy, Global Health Innovation", pelo Imperial College Faculty of Medicine, tem-se dedicado intensivamente às áreas da promoção da saúde e prevenção da doença.

Atualmente Francisco Goiana da Silva é gestor da área de parcerias estratégicas da Google, e vai deixar Londres (onde vive) para regressar a Lisboa e abraçar esta nova função.

Porto Canal

Filomena Cardoso

Filomena Cardoso é, atualmente, a enfermeira diretora do Centro Hospitalar de S. João.

Integrou o Conselho de Administração do Hospital de São João, nos tempos em que Fernando Araújo era presidente.

Ilustra um dos segredos da gestão que transformou o São João no berço da revolução que o Governo pretende instalar no SNS: a atenção aos detalhes. E o faro para as grandes mudanças.

Porto Canal

Rita Moreira

Rita Moreira de 41 anos, é licenciada em Gestão pela Universidade Católica do Porto e, atualmente, desempenha a função de Vogal Executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto desde finais de janeiro de 2019, sob proposta do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde.

Um cargo que lhe coloca desafios diariamente e acrescenta o sonho de fazer cada vez mais e melhor para o futuro da Saúde no país.

Porto Canal

Fernando Araújo é o novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, entrou em funções no passado dia 2 e vai liderar, por um período de três anos, esta nova entidade que estará em pleno funcionamento apenas a partir de 1 de janeiro, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado.

Segundo o Governo a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde tem como missão "coordenar a resposta assistencial das unidades de saúde do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, a melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde, a participação dos utentes e o alinhamento da governação clínica e de saúde".

+ notícias: Norte

Sete concelhos do distrito do Porto em perigo máximo de incêndio

Sete concelhos do distrito do Porto estão, este domingo, em perigo máximo de incêndio. Em Gondomar, Trofa, Penafiel, Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Paredes é proíbido fazer fogueiras, usar grelhadores ou fogareiros, bem como lançar foguetes, além de outras restrições. Com as mesmas restrições estão os concelhos de Felgueiras, Santo Tirso, Lousada e Paços de Ferreira, onde há perigo muito elevado de incêndio.

Fogo em Oliveira de Azeméis obriga a evacuar hotel por precaução

Um incêndio na zona de Oliveira de Azeméis está a ser combatido esta noite por cerca de 300 bombeiros, auxiliados com quase uma centena de veículos, tendo sido evacuado um hotel, devido ao fumo.

Incêndios. Alerta vermelho para Norte na segunda e terça-feira

As regiões a norte do rio Tejo vão estar em alerta vermelho quanto ao combate a incêndios na segunda e terça-feira, face às previsões meteorológicas, disse este sábado a Proteção Civil.