Rui Moreira e Manuel Pizarro reunidos. Procura-se local para a sede do SNS?

Rui Moreira e Manuel Pizarro reunidos. Procura-se local para a sede do SNS?
| Porto
Porto Canal

O futuro diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde quer continuar a trabalhar no Porto, o novo ministro da Saúde fala em “processo de descentralização”, e o atual presidente da Câmara do Porto é um defensor dos organismos públicos fora da capital. Está criada a “tempestade perfeita” para uma sede do SNS na cidade do Porto.

Manuel Pizarro passou a segunda-feira na cidade onde nasceu, numa homenagem ao médico e fundador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Nuno Grande. No final do evento, houve tempo para uma reunião com Rui Moreira. Um dos pontos de discussão entre os dois portuenses, já que se falava de Saúde, terá sido uma das condições de Fernando Araújo para aceitar o cargo de novo CEO do SNS: ter a estrutura dirigente sediada no Porto.

Já antes, em declarações aos jornalistas, o ministro abria o jogo: “O Governo tem uma forte vontade descentralizadora e lançou um processo de descentralização (...) nesse contexto, a colocação da sede de organismos públicos nacionais fora da cidade de Lisboa faz também sentido”.

Com o ministério aparentemente alinhado na vontade de Araújo, ficou o recado de Manuel Pizarro: “Veremos que decisão podemos tomar nessa matéria, designadamente quais são os edifícios em concreto que estão disponíveis”. É aqui que Rui Moreira pode entrar em jogo.

Desde 2017 que o autarca defende o posicionamento do Porto como grande cidade capaz de acolher as principais agências mundiais. No início do mandato de Moreira, o (na altura) vereador do PS Manuel Pizarro pediu que a Câmara do Porto constituísse uma comissão para candidatar a cidade à sede da EMA – Agência Europeia do Medicamento.

A EMA acabou por não viajar para o Norte do país, mas o levantamento de locais e o entendimento entre Pizarro e Moreira ficou. Se a nova estrutura vier para o Porto, quais são os edifícios com condições para albergar a equipa do presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João?

Durante o processo de candidatura para o acolhimento da Agência Europeia de Medicamentos foram avançadas três possibilidades de localização que poderão agora ser recuperadas.

 

Porto Canal

Palácio dos Correios

O Palácio dos Correios, localizado na Avenida dos Aliados e a poucos metros da Câmara Municipal do Porto, um edifício inicialmente projetado pelo arquiteto Carlos Ramos e recentemente intervencionado pelo arquiteto Ginestal Machado, albergando atualmente os escritórios de serviços de software da BMW, a sede da Área Metropolitana do Porto (AMP), uma agência bancária e um balcão dos CTT.

 

Porto Canal
Palácio Atlântico

 

O Palácio Atlântico, situado na icónica Praça de Dom João I, construído no século XX para abrigar um dos mais importantes bancos portugueses, Banco Português do Atlântico, é outra forte possibilidade. Contrariamente ao Palácio dos Correios, algumas obras poderiam ser necessárias para tornar utilizável o espaço que se encontra inserido na área de reabilitação urbana (ARU) dos Aliados.

 

Porto Canal
Projeto de construção para a Avenida Camilo (canidatura EMA)

 

A terceira hipótese passaria pela criação de um edifício de raiz na Avenida Camilo.

A dimensão da equipa da nova direção do SNS bem como o tempo necessário à construção fazem desta uma hipótese remota, pelo menos a curto prazo.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto vota suspender novos registos de AL no centro histórico e Bonfim

O executivo da Câmara do Porto vota sexta-feira suspender a autorização de novos registos de alojamento local (AL) nas freguesias do centro histórico e Bonfim com "efeitos imediatos" e por um período de seis meses.

Executivo do Porto discute adjudicar videovigilância à Soltráfego por 795 mil euros

O executivo da Câmara do Porto discute na sexta-feira adjudicar à empresa Soltráfego a aquisição e manutenção do sistema de videovigilância, composto por 79 câmaras, pelo valor de 795 mil euros, sem IVA.

Escola Básica Eugénio de Andrade distingue-se pelo ensino especializado para surdos

A Escola Básica Eugénio de Andrade, no Porto, faz parte do Agrupamento de Referência a Educação Bilíngue a alunos surdos. Apesar de receberem alunos com várias patologias, o que distingue a Escola Básica Eugénio de Andrade é o ensino especializado para surdos.