Fernando Araújo já aceitou o convite para CEO do SNS. Começa a 1 de outubro

Fernando Araújo já aceitou o convite para CEO do SNS. Começa a 1 de outubro
| Norte
Porto Canal

O até agora presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João já aceitou o convite do Governo para assumir a direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde. A notícia é avançada na edição deste domingo do Jornal Público, que revela que o médico do Porto deverá iniciar funções logo no início do mês de outubro. 

Para o início desta semana estará já marcada uma reunião entre o ministro da saúde, Manuel Pizarro, os secretários de Estado e o gestor hospitalar.

Fernando Araújo poderá levar consigo para a direção-geral do SNS mais cinco elementos. Em cima da mesa estão vários nomes, sobretudo de médicos do Porto, com quem Araújo tem privado de perto ao longo dos últimos anos. Esta semana, o Porto Canal, já tinha avançado com uma lista de profissionais que poderiam estar disponíveis para assumir o desafio. Henrique Barro, Raquel Duarte, António Taveira Gomes, Carlos Gomes, Carlos Alves ou Luís Porto Gomes são algumas fas figuras chaves da tão elogiada "fórmula do Porto". 

Mas poderão não ser os únicos. Até porque, com a reforma do SNS em marcha, a solução pode passar mesmo por “copiar” a tão elogiada fórmula do Porto.

O novo orgão só deverá, no entanto, estar operacional em janeiro do próximo ano

+ notícias: Norte

Crescimento da procura no metro do Porto potenciada pela linha amarela

Em 2022, o metro do Porto ultrapassou as 65 milhões de validações. O ano passado foi o segundo melhor de sempre em termos de procura, uma vez que foram registadas menos 8,9% das validações, face ao melhor ano (2019).

Presidente da Câmara de Vila Real critica a distribuição dos fundos comunitários

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, confirmou na passada quarta-feira que as propostas de criação de duas novas NUT II já foram aprovadas por Bruxelas. Rui Santos, em declarações ao Porto Canal, criticou a criação das NUTs, que segundo o autarca falharam ao não olhar para o país em geral.

Câmara de Aveiro vai contratar mais funcionários para as escolas

A Câmara Municipal de Aveiro decidiu esta quinta-feira contratar mais funcionários para as escolas, face à avaliação das necessidades feita junto dos agrupamentos.