Fernando Araújo foi convidado para CEO do SNS, mas ainda não aceitou

| Política
Porto Canal

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, Fernando Araújo, foi o escolhido por António Costa para assumir o cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde. A notícia é avançada pelo Expresso e pela SIC Notícias. O Porto Canal sabe que Fernando Araújo ainda não aceitou o convite.

Esta manhã, o novo Ministro da Saúde, Manuel Pizarro garantiu ainda, ao Porto Canal, que “nada está fechado” e que a notícia do semanário Expresso, que associa o facto de Fernando Araújo ter publicado a sua última crónica no Jornal de Notícias à possibilidade de estar a caminho do SNS “é uma extrapolação abusiva”. No texto, publicado esta terça-feira, Araújo explica que a passagem pelas páginas do jornal “foram 20 semanas de crónicas reais, escritas com alma, sobre os problemas de milhares de portugueses”.

Contactado pelo Porto Canal, o Hospital de São João não comenta se Fernando Araújo estará a preparar-se para assumir a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde. O cargo é uma das grandes novidades do novo Estatuto do SNS, que já foi promulgado pelo Presidente da República, mas que tem a regulamentação pendente da aprovação em Belém.

O nome de Fernando Araújo já foi, por várias vezes, apontado como um dos grandes desejos do Ministério da Saúde. Previa-se até que pudesse ser escolhido para suceder a Marta Temido como novo ministro. A escolha de António Costa acabou, no entanto, por ser Manuel Pizarro, também ele médico do São João, mas com um percurso político vincado dentro das estruturas do Partido Socialista.

Apesar disso, Fernando Araújo poderá não ficar esquecido, até porque tem com Manuel Pizarro uma relação de amizade de longa data. O responsável pelo Hospital de São João pode até vir a ter mais poder do que o novo ministro. Isto porque, se vier a ser nomeado diretor-executivo do SNS, tem garantias de autonomia dadas por António Costa, que afirma que o novo CEO será o grande responsável pela tão aguardada reforma no funcionamento dos hospitais e centros de saúde.

Se a nomeação do presidente do Conselho de Administração do São João vier a acontecer, a saúde em Portugal será liderada por dois homens do Norte. Um cenário que parece fazer cada vez mais sentido para o primeiro-ministro. Na entrevista que deu, esta segunda-feira à TVI, António Costa deixou rasgados elogios à gestão hospitalar no Grande Porto. “Não tenham dúvidas nenhumas que Lisboa tem muito a aprender com o Porto, nomeadamente em relação ao funcionamento das urgências”, afirmou Costa.

Para esta terça-feira está prevista a divulgação da equipa que acompanhará Manuel Pizarro no Ministério da Sáude. Jamila Madeira, que saiu do Governo em rotura com Marta Temido poderá estar de regresso. Alexandre Lourenço, ex-presidente da Associação de Administradores Hospitalares poderá ser outro dos nomes em cima da mesa.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.