Sede da nova direção do SNS no Porto

Sede da nova direção do SNS no Porto
| Norte
Porto Canal

Tal como avançou o Porto Canal na passada quinta-feira, Manuel Pizarro confirmou esta manhã, em conferência no Ministério da Saúde, que a sede da nova direção do SNS será na cidade do Porto.

"O novo Estatuto ficará localizado na cidade do Porto", adiantou Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde rejeitou também qualquer “sobreposição” de funções entre a direção executiva e as Administrações Regionais de Saúde.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo CEO do SNS, que, contudo, só entrará em funções no próximo dia 1 de janeiro de 2023, foi a de propor que a sede da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fosse localizada no Porto, algo que foi aceite pelo Governo. 

Este foi um cenário partilhado por Manuel Pizarro, desde a primeira hora, como o Porto Canal já havia dado conta no dia 14 de setembro e, posteriormente, no dia 19, deste mês. Pizarro salientou que o Governo é "descentralizador", e que a nova direção não tem de ficar em Lisboa. A cidade invicta é, assim, o novo destino do SNS. 

Uma das possibilidades pensadas foi o antigo edifício da Direcção de Recrutamento Militar, segundo o jornal Público. Situado na zona da Boavista, na Avenida de França, junto à estação do metro da Casa da Música, o edifício encontra-se devoluto há já algum tempo e chegou a ser propriedade do Ministério da Defesa Nacional.

Este anúncio foi feito no dia em que foi publicado no Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva, a nova entidade prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo Presidente da República no início de agosto.

A direção executiva do SNS, que entra em funções a 01 de outubro, vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).