Sede da nova direção do SNS no Porto

Sede da nova direção do SNS no Porto
| Norte
Porto Canal

Tal como avançou o Porto Canal na passada quinta-feira, Manuel Pizarro confirmou esta manhã, em conferência no Ministério da Saúde, que a sede da nova direção do SNS será na cidade do Porto.

"O novo Estatuto ficará localizado na cidade do Porto", adiantou Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde rejeitou também qualquer “sobreposição” de funções entre a direção executiva e as Administrações Regionais de Saúde.

Uma das primeiras medidas tomadas pelo novo CEO do SNS, que, contudo, só entrará em funções no próximo dia 1 de janeiro de 2023, foi a de propor que a sede da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde fosse localizada no Porto, algo que foi aceite pelo Governo. 

Este foi um cenário partilhado por Manuel Pizarro, desde a primeira hora, como o Porto Canal já havia dado conta no dia 14 de setembro e, posteriormente, no dia 19, deste mês. Pizarro salientou que o Governo é "descentralizador", e que a nova direção não tem de ficar em Lisboa. A cidade invicta é, assim, o novo destino do SNS. 

Uma das possibilidades pensadas foi o antigo edifício da Direcção de Recrutamento Militar, segundo o jornal Público. Situado na zona da Boavista, na Avenida de França, junto à estação do metro da Casa da Música, o edifício encontra-se devoluto há já algum tempo e chegou a ser propriedade do Ministério da Defesa Nacional.

Este anúncio foi feito no dia em que foi publicado no Diário da República o diploma do Governo que regulamenta a direção executiva, a nova entidade prevista no novo Estatuto do SNS promulgado pelo Presidente da República no início de agosto.

A direção executiva do SNS, que entra em funções a 01 de outubro, vai coordenar toda a resposta assistencial do SNS, assegurando o seu funcionamento em rede, e passa a gerir também a rede nacional de cuidados continuados integrados e da rede de cuidados paliativos, até agora da responsabilidade das administrações regionais de saúde.

+ notícias: Norte

Abertos dois inquéritos sobre mortes em Bragança e Tondela alegadamente relacionadas com falhas do INEM 

O Ministério Público (MP) abriu inquéritos a factos ocorridos em Bragança e Tondela respeitantes a mortes possivelmente relacionadas com falhas no socorro do INEM, anunciou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

IC2 reabriu em Águeda após aluimento de terras que deixou cratera gigante à vista

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, disse esta segunda-feira que, “graças à colaboração das várias entidades, foi possível antecipar em um mês” a reabertura do IC2 em Serém, Águeda.

ULS Alto Minho com 1.800 consultas semanais para reduzir 10% pressão nas urgências

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai disponibilizar, a partir de quinta-feira, 1.800 consultas semanais para reduzir em pelos 10% as admissões nos três serviços de urgência do distrito de Viana do Castelo.