Operação ‘Nascer em segurança no SNS’. Região Norte vai manter todas as maternidades a funcionar no Natal

| Norte
Porto Canal

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) lança, esta quinta-feira, a operação ‘Nascer em segurança no SNS’, com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde do SNS.

Perante a identificação de contingências ao normal funcionamento da rede de maternidades no período no período de Natal e Ano Novo “, e de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, constituída pelo Despacho n.º 7788/2022, de 17 de junho,” o SNS anunciou em comunicado à imprensa a preparação de uma “resposta articulada a nível regional para este período, garantindo-se a prestação de informação de forma proativa à população para informar sobre as melhores opções em saúde”.

Dessa forma, o SNS divulga esta quinta-feira a organização da rede de obstetrícia para o período de Natal, entre 23 a 25 de dezembro.

De acordo com a informação divulgada, na região norte irão estar a funcionar os 13 blocos de partos de forma interrupta entre 23 e 25 dezembro. Os utentes da região norte podem dirigir-se à ULS Nordeste – Bragança, ao CHTMAD – Vila Real, à 3 ULS Alto Minho – Viana Castelo, ao Hospital Braga – Braga, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães, ao CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, ao CHPV/VC – Póvoa Varzim, à ULS Matosinhos – Matosinhos, ao CHTS – Penafiel, ao CHUSJ – Porto, ao CHUP – Porto , ao CHVNG/E – Vila Nova de Gaia e ao CHEDV - Vila da Feira .

No Algarve verifica-se a mesma situação. Todos os blocos de partos vão manter a totalidade em funcionamento. Já em Lisboa e Vale do Tejo haverá a partilha de recursos e fechos alternados.

Na próxima semana, o SNS já garantiu que será publicada a organização das maternidades para o período de Ano Novo.

Veja aqui a lista de maternidades que irão estar em funcionamento.

+ notícias: Norte

Não venceu o Óscar mas continua a somar prémios. Cineasta portuense arrecada mais cinco distinções

O filme “Ice Merchants”, do cineasta portuense João Gonzalez, venceu cinco prémios no 22.º Monstra - Festival de Animação de Lisboa, incluindo Melhor Curta-Metragem, Prémio SPA | Vasco Granja e Prémio do Público, anunciou este sábado a organização do festival.

PJ deteve em Gondomar mulher suspeita de burlas através da Internet

A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma mulher, residente em Gondomar, distrito do Porto, suspeita de burlas através da Internet, com anúncios de vendas de produtos e arrendamentos de habitações em locais turísticos para férias, anunciou esta sexta-feira aquela força.

Acusado de matar mulher em Felgueiras condenado a 22 anos e dois meses de prisão

O Tribunal de Penafiel condenou esta sexta-feira a 22 anos e dois meses de prisão um homem de Lousada acusado de ter matado com uma caçadeira a mulher, em junho do ano passado, em Felgueiras.