Operação ‘Nascer em segurança no SNS’. Região Norte vai manter todas as maternidades a funcionar no Natal

| Norte
Porto Canal

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) lança, esta quinta-feira, a operação ‘Nascer em segurança no SNS’, com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde do SNS.

Perante a identificação de contingências ao normal funcionamento da rede de maternidades no período no período de Natal e Ano Novo “, e de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, constituída pelo Despacho n.º 7788/2022, de 17 de junho,” o SNS anunciou em comunicado à imprensa a preparação de uma “resposta articulada a nível regional para este período, garantindo-se a prestação de informação de forma proativa à população para informar sobre as melhores opções em saúde”.

Dessa forma, o SNS divulga esta quinta-feira a organização da rede de obstetrícia para o período de Natal, entre 23 a 25 de dezembro.

De acordo com a informação divulgada, na região norte irão estar a funcionar os 13 blocos de partos de forma interrupta entre 23 e 25 dezembro. Os utentes da região norte podem dirigir-se à ULS Nordeste – Bragança, ao CHTMAD – Vila Real, à 3 ULS Alto Minho – Viana Castelo, ao Hospital Braga – Braga, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira – Guimarães, ao CH Médio Ave – Vila Nova de Famalicão, ao CHPV/VC – Póvoa Varzim, à ULS Matosinhos – Matosinhos, ao CHTS – Penafiel, ao CHUSJ – Porto, ao CHUP – Porto , ao CHVNG/E – Vila Nova de Gaia e ao CHEDV - Vila da Feira .

No Algarve verifica-se a mesma situação. Todos os blocos de partos vão manter a totalidade em funcionamento. Já em Lisboa e Vale do Tejo haverá a partilha de recursos e fechos alternados.

Na próxima semana, o SNS já garantiu que será publicada a organização das maternidades para o período de Ano Novo.

Veja aqui a lista de maternidades que irão estar em funcionamento.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.