Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023

Fernando Araújo não exclui encerramento definitivo de "algumas maternidades" em 2023
| País
Porto Canal

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, não descarta a possibilidade de serem encerradas algumas maternidades no próximo ano.

O diagnóstico foi deixado numa entrevista concedida à RTP1, onde o responsável diz que tem visitado muitas unidades de saúde, onde constatou as diferentes realidades de acesso às urgências de ginecologia e obstetrícia. 

"Tenho andado no país e não é fácil, sobretudo quando vamos a regiões do interior e vemos as distâncias. Há situações em que as pessoas passam uma hora para chegar a um local. E, portanto, não é fácil tomar uma decisão desse tipo”.

O diretor-executivo do SNS não descartou, contudo, o fecho de "algumas maternidades", apontando as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, do Norte e da Beira Interior como as possíveis visadas.

Fernando Araújo sublinha que, “no início do próximo, vamos ter de tomar algumas decisões nesse sentido". 

O responsável admite que a estratégia do SNS para enfrentar as dificuldades nas urgências de obstetrícia e ginecologia nesta época natalícia e do Ano Novo, denominado "Nascer em Segurança", poderá ser prolongada no tempo.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.